Esta é uma palavra difícil de interpretar, pois não condiz com o que a criança aprende em sua formação na família e nem no que lhe é ensinado na Escola.
Aprendemos que a cidadania é dividida entre os deveres que o Cidadão tem com a sociedade nos aspectos, familiar, social e político e, os direitos fundamentais, não outorgados, mas reconhecidos, como a vida, a liberdade, a igualdade, a propriedade, segurança, etc.
Os direitos são de exercício exclusivo do indivíduo, um domínio no qual o Estado não pode interferir, mas não é o que ocorre:
. A vida - não vale um tostão, pois os poderes públicos não oferecem segurança ao seu cidadão;
. A igualdade - foi substituída pela discriminação com etnias, credos e opção sexual;
. O direito de propriedade - constitucionalmente consagrado, garante que ninguém poderá ser privado de seus bens, pois somente a necessidade ou utilidade pública ou o interesse social permitirão a desapropriação, desta forma abriu espaço para que cada um interprete a lei como desejar, pois o direito não é incondicional e absoluto;
. A liberdade - é o exercício da cidadania plena, ou seja, “o direito de ter direito”. Faça uma análise de sua vida e se questione sobre sua liberdade.
Os jovens têm como meta a “propriedade da liberdade” e serão ousados, na defesa do exercício da verdadeira Democracia, pois não aprovam e não aprovarão políticas públicas que se distanciem do bem-comum da sociedade, os mesmos, tem como aliados a Imprensa e o Ministério Público que estão sempre atentos aos deslizes, desenvolvendo um processo investigativo sobre os desvios éticos que se refletem nos direitos humanos fundamentais.
Mesmo que os resultados positivos não sejam colhidos por nossa geração, estaremos cônscios que nossos filhos e netos, terão um futuro digno como Cidadão, exercendo sua Cidadania em um País, onde a sociedade é civilizada e democrática.
 
verita
Enviado por verita em 02/07/2011
Código do texto: T3070405
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