« A cruz das caravelas. A imagem nas velas dos navios portugueses é conhecida como Cruz de Copta. Familiar? Ela era o símbolo dos Cavaleiros Templários, a poderosa ordem militar-religiosa nascida para proteger os peregrinos a caminho de Jerusalém.

« Os livros contam que Cristóvão Colombo descobriu a América rica em 1942, oito anos antes da descoberta do Brasil. Mas não contam uma piada sobre ele: Colombo foi o navegador que ao zarpar não sabia aonde chegar, ao chegar não sabia onde estava e quando voltou para casa não conseguiu dizer o que tinha feito.

« O rancho nos barcos portugueses incluia carne salgada, cebola, vinagre e azeite, além de 400 gramas diárias de um biscoito duro e salgado. Para beber, 1,5 litro de vinho e 1,5 litro de água. Só os capitães podiam levar animais vivos a bordo.

« Pedro Álvares Cabral, capitão-mor da esquadra que descobriu o Brasil, tinha pouca (ou nenhuma) experiência marítima. Até mesmo seu retrato, que por aqui adornou notas antigas de cruzeiro, tem procedência duvidosa. A tal "imagem oficial" de Cabral apareceu em um livro de 1817, mais de quatro séculos depois de seu feito.

« 44 dias foi o tempo que a esquadra de Cabral levou entre a partida de Lisboa e a chegada ao Monte Pascoal, atual estado da Bahia.

« Américo Vespúcio, que deu o nome ao continente americano e esteve na costa brasileira em 1501, era parente de Simonetta Vespúcio, a adolescente que serviu de modelo ao quadro O Nascimento de Vênus, de Boticelli.

« Os capitães de navio da esquadra de Cabral: Vasco de Ataíde, Nicolau Coelho, Sancho de Tovar, Simão de Miranda, Aires Correa, Bartolomeu Dias, Diogo Dias, Aires da Silva, Gaspar de Lemos, Nuno Leitão da Cunha, Pero de Ataíde, Luis Pires e Simão de Pina.

« Vicente Yañes de Pinzón, que acompanhou Colombo na descoberta da América, no comando da caravela Nina, chegou antes de Cabral: desembarcou, segundo o capitão da Marinha brasileira Max Justo Guedes, na ponta do Mucuripe, Ceará, em 26 de janeiro de 1500.

« A esquadra de Cabral tinha 13 navios que levavam 1.500 pessoas. Embarcaram marinheiros, soldados, mercadores, cronistas, religiosos e "viajantes sem função definida...".

« Se Colombo descobriu o novo continente e Cabral a região que seria chamada de Brasil, por que o continente não se chama Colômbia ou Cabrália? Ambos não sabiam o que haviam descoberto. Colombo achou que chegara às Índias, Cabral, a uma ilha...


 
Marcelo Braga
Enviado por Marcelo Braga em 26/12/2011
Código do texto: T3406852
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.