FOFOCA

fofoca

nome feminino

Brasil popular mexerico; intriga; bisbilhotice... Esta é a definição geral de fofoca.

É algo que todo mundo faz, mas repudiado em geral pela sociedade. Mas atire a primeira pedra quem nunca esperou se encontrar com “fulano” ou “ciclano” para contar aquela “noticia”!

Trago este tema á tona devido a uma noticia publicada recentemente na editoria de comportamento do Donna DC, site ótimo do grupo RBS:

“Fofoca traz benefícios para quem a pratica, diz estudo britânico

Falar mal da vida alheia é um hábito que não deixa muita gente orgulhosa. Mas agora há uma "desculpa" para tal prática. Segundo pesquisa realizada pela British Psychological Society (Sociedade Britânica de Psicologia), a fofoca pode trazer benefícios para quem a faz, tais como controlar a ansiedade e o stress.

— Fofocar eleva os níveis de hormônios positivos como serotonina, o que faz diminuir o estresse e a ansiedade — afirma o psicólogo Colin Gill, um dos coordenadores do estudo. — Quando fofocamos, estamos depositando interesse no que a outra pessoa tem a dizer e vice-versa. E aí criamos laços que nos fazem sentir felizes.

E completa:

— É uma das atividades-chaves do ser humano e que nos torna mais bem-sucedidos como espécie. Sem isso morreríamos — afirma.

O especialista recorda que fofocar é uma necessidade e um hábito vindo da época das cavernas. Era e segue sendo um meio de trocar informações sobre pessoas pertencentes a um grupo.

— É vital para a coesão de um grupo. É uma boa maneira de descobrir os tipos de comportamento aceitos socialmente em um grupo.”

Dá até medo de publicar uma coisa destas, porque nosso povo de Tijucas já tem fama de fofoqueiro, lendo algo assim então, que a fofoca é sadia e coisa e tal, o negócio vai além, vai ficar profissional.

Segundo minha amiga Adriana, uma guerreira cultural de Piçarras: “fofoca, está aí uma coisa que todo mundo adora e publicamente abomina.”

Concordo plenamente com a Adriana, e hoje o negócio vai além: antigamente a fama era daquelas senhoras que ficavam no portão horas e horas abaixo do sol, falando de tudo e todos que sabiam mínimo acontecimento. Mas hoje todos a praticam, na verdade sempre praticaram, mas foi aberto. Mulheres em aniversários infantis, homens em rodas de cerveja no intervalo do jogo e até crianças brincando no meio da rua. E quem é mais fofoqueiro? Homens ou mulheres? Aí as opiniões se dividem.

E conversando com o tema sobre minha amiga Adriana, ela ainda falou o seguinte, nos explicando os fundamentos da fofoca:

“quando esgotamos nossa capacidade de avaliação da vida (alheia) nos sentimos esvaziados das proprias angustias pessoais

é como se falar mal dos outros nos aliviasse das proprias mazelas

frustações

etc

"fulana é uma gorda ridícula" nesse momento descarrego a insatisfação com meu proprio corpo.”

sem contar o sentimento de satisfação de trazer uma noticia quentinha "menina nao sabe da ultima"

nesse momento viro protagonista de algo importante, privilegiado. Logo, sou importante. Fofocar é uma necessidade de se sentir importante. Trabalha com o ego, com você no centro das atenções. E todo ser humano quer ser notado, absolutamente todo mundo, cada um a sua forma, mas todos tem esse objetivo, mesmo que inconsciente, e a fofoca atinge essa meta de forma agradável.

Chegamos também a um questionamento: “Quem ele pensa que é para falar da minha vida?” Ninguém tem poder sobre a vida de ninguém, e você deve satisfações a poucos, mesmo assim é inevitável, e por isso a sensação de raiva da vítima, por querer a discrição e ter na boca dos outros a total descrição. Mas o fato é: todo mundo (todo mundo mesmo) faz e nunca vai acabar!

Sou a favor da fofoca, mas deixo a dica: Falem só do que tem certeza! Não inventem a mais, porque nosso povo tem esse costume. Se for pra inventar espera a próxima, mesmo que não seja “tão forte” mas é bem melhor do que uma mentira.

Fofoca distrai, mentira destrói!