FIM DO MUNDO?

FIM DO MNDO E AS IDEOLOGIAS

Vemos tantas e tantas pessoas apavoradas com a questão do fim do mundo, acaba uma previsão, vem outra, hora se baseiam em Nostradamus, ora nos Maias e por ai vai...

As pessoas se apegam em questões que para elas são sobrenaturais, para outras são questões espirituais que não param para analisar sob o ponto de vista das ideologias e até pela ciência.

Este artigo é para de certa forma clarear e elucidar pontos que muitas das vezes passam despercebidos por nós Seres Humanos. Longe de formar aqui uma tese ou uma única opinião, este artigo fará com que muitos deslumbrem fatos que não tinham percebidos e/ou virão criticas e divergências com relação ao meu ponto de vista, ótimo, é debatendo, QUESTIONAndo que chegamos a um ponto comum.

Temos inúmeras ideologias no mundo, mas com certeza estas três que apresentarei aqui são as mais conhecidas e de certa forma a origem das demais.

Vou me ater sobre os pontos abaixo relacionados:

1) Por que as pessoas acreditam tanto no fim do mundo?

2) Como que as ideologias que seguimos, mesmo sem perceber, podem nos trazer paz ou criar uma situação de desespero e caos a ponto de automaticamente irmos destruindo o mundo sem nos darmos conta.

3) Maremotos, furações, tornados, vendavais, enchentes, deslizamentos, etc. Por que estão acontecendo com tanta freqüência e em toda parte do mundo?

Pois bem, vamos às questões.

O Ser Humano gosta de imaginar e idealizar um plano que dê sentido a sua vida, mas para que este sentido possa de fato ser absorvido e aceito sem questionamentos, algumas pessoas de muita má-fé aproveitando desta fragilidade do ser humano se apega a estas “teorias” que determinada pessoas do passado tiveram e joga estas idéias como que uma visão do que esta para surgir fazendo com que as pessoas sejam levadas a um frenesi, a um êxtase que não questionam mais, simplesmente absorvem aquilo e tomam como verdade para suas vidas.

Até aí tudo bem, o grande problema é quando chega o ano da profecia e esta não é cumprida, pois a pessoa que viveu a vida toda se preparando para este grande desfecho se vê em um enorme buraco espiritual e sentimental, pois sua vida fica sem sentido.

O Fim do Mundo nos leva a uma morte coletiva de quase toda a humanidade o que dá uma sensação de “justiça divina” (Visão Teocêntrica). Ela surge como uma recompensa para aqueles que foram “justos”, “fieis”, “crentes” aos ensinamentos de sua religião. Por que usos o termo religião e não Deus, por que esta idéia não é de Deus e dos homens e a religião foi criada pelos homens e não por Deus e nem por Jesus.

A ideologia Teocêntrica que dizia ser Deus o Centro do universo nos mostra um Deus que interfere em tudo, que manipula e define tudo, onde nada, nem ninguém têm poder para mudar nada, todos estão à mercê de suas decisões, nos mostra um Deus vingativo e perverso. Esta visão seguiu até o renascimento, a partir daí veio a Antropocêntrica, totalmente oposta a Teocêntrica.

A ideologia antropocêntrica adotou o oposto: O homem é o centro de tudo, a ele é dado o poder, o direito e o “dever” de reger a vida dele, do universo e de todas as criaturas vivas, o planeta Terra esta aí para ser desbravado e explorado por ele para sua sobrevivência. Nota do autor: Teoria muito conveniente para o propósito dos “homens do poder”.

Esta teoria foi muito bem aceita e segue até os dias de hoje, mesmo tendo surgido recentemente a idéia do Desenvolvimento sustentável esta se apóia na teoria antropocêntrica, pois mesmo sendo o desenvolvimento sustentável ainda coloca o homem como sendo o maior beneficiado, podendo usar todos os recursos naturais ao seu alcance até o seu esgotamento, desde que pense também nas gerações futuras. Exemplo: O reflorestamento, o Ser humano acaba com toda a mata nativa, mas pensando nas gerações futuras faz o reflorestamento, só que se forem ver plantam arvores que tem interesse econômico, crescem rápidas em relação às arvores nativas tiradas.

Muitos de vocês leitores estão pensando:

- Eu não sou assim, eu respeito à natureza, o planeta, a Deus, não sou radical, nem estou em um extremo, nem no outro. Ok, mas antes de nos posicionarmos gostaria de colocar algumas questões importantes para debate:

1) Você controla o seu desperdício?

Sabia que muitos dos nutrientes importantes para a saúde estão nas cascas dos legumes e das frutas e das verduras nos talos?

2) Muitos nutrientes da carne vermelha podem ser encontrados na soja?

Aqui gostaria de estender um pouco o assunto. Você sabe de quanto espaço físico, ou seja, de terra e de quanta alimentação e necessária para se criar um boi para simplesmente o abate, ou seja, para poder comer a carne vermelha? Só um detalhe sabe o que o boi come?

3) Recicla o seu lixo?

4) Preocupa-se com o imóvel que esta alugando, comprando ou recebido em doação? Já leu pelo menos uma vez a planta da casa e sobre a topografia do terreno, pediu uma analise de um entendido (arquiteto, engenheiro) sobre o assunto?

Deus ou como quiser chamar (essência, providencia, criador, etc.), algum ser ou alguma energia criou o universo, se estudar verá que ninguém conseguiu descobrir da onde vem a energia, mas já é certo que depois de criada ela não termina, pode se transformar criou o universo em harmonia. Veja os planetas, nenhum se aproxima um dos outro, nem se afasta no perfeito EQUILÍBRIO, alias esta é a palavra chave: EQUILÍBRIO.

A Humanidade esta falindo, esta ruindo, pois nós Seres humanos não sabemos viver em equilíbrio. Equilíbrio conosco mesmo, com o nosso próximo, com a natureza, os animais, o planeta Terra. Utiliza sempre uma máxima: Nós Seres Humanos somos os “escolhidos por Deus, podemos “tudo” para garantir a nossa sobrevivência, os outros seres só vivem para nos servir”.

Com esta máxima o Ser Humano agride a natureza, o planeta e como em tudo, conforme a 3ª Lei de Issac Newton, principio da AÇÃO E REAÇÃO: Se um corpo A aplicar uma força sobre um corpo B receberá deste uma força de mesma intensidade, mesma direção e de sentido contrário, a Natureza revida. E como faz?

Maremotos, terremotos, furações, vulcões... Estamos falando aqui da Teoria de Gaia.

O que é Gaia? Deusa Grega que representava na mitologia Grega, a terra. Nesta Teoria diz que Gaia é um Ser vivo também que reage aos desequilíbrios do Ser Humano com suas agressões e desarmonias na natureza eliminando o foco, a origem dos problemas, não o homem tal ou a mulher tal, mas a raça humana.

Muitos aqui podem estar se perguntando: - Se é verdade isto tudo, se tudo é um equilíbrio, então por que ultimamente tem acontecido tanta catástrofe no mundo, fato este que não acontecia antes?

SIMPLES.

O que esta acontecendo chama-se ADVENTO DA INFORMAÇÃO: Com as transmissões via satélite, a TV e principalmente a Internet a humanidade passou a saber de muitas noticias e como muita rapidez por todo o Globo terrestre, o que não acontecia antes, lembrem-se que o uso da televisão só começou depois da segunda guerra, mas sua venda, digamos "popular”, só começou de fato em 1954 quando surgiu a televisão a cores. Internet como a comece hoje, creio ter sido em 2003. Além destas questões temos também a Mídia que através dos 4 C’s (Catástrofe, Crise, corrupção, crime) ajuda em muito a propagar esta idéia absurda do fim do mundo.

Término dizendo:

- Vai haver o fim do mundo?

Talvez, mas muita água vai rolar por debaixo desta ponte.

Você já parou para pensar:

- Se no universo tudo é harmonia e equilíbrio, o que acontecerá se faltar o planeta Terra no universo?