BBB - Baita Burrice Brasileira

Na época feudal, onde a pobreza, a fome, tomava conta da população, os nobres organizavam espetáculos de teatro, luta entre gladiadores, entre outros, em praça pública. Era uma tentativa de reunir toda a população e fazê-la esquecer que vivia na miséria. Eles faziam isso para que o povo não se revoltasse. Esse ato era conhecido como “pão e circo”.

Hoje, os tempos evoluíram, mas a miséria continua a nos assombrar em todo lugar e com ela permanece o pão e circo, com poucas mudanças, mas com a mesma finalidade. Mudou da praça pública para a rede nacional de televisão.

O Big Brother Brasil é como o pão e circo, usado para o mesmo fim. É um programa de televisão que não traz informação nem conteúdo que nos ajude a crescer como pessoas, a nos tornar mais críticos, seres pensantes. Não incentiva a leitura muito menos a educação, apenas impõe a alienação e coloca padrões que as pessoas devem seguir, padrões de beleza, padrões de moda, padrões de vida. E lá, os participantes não fazem nenhum esforço além de manter o corpo bonito e sarado. Desenvolver 100% a estrutura física e 0% a estrutura mental.

Este programa mostra homens e mulheres abusando dos piores sentimentos humanos: ódio, ambição, ganância, impiedade, ciúme, inveja. E banalizam os sentimentos que deveriam ser puros: amor, compaixão, solidariedade. E ainda mostra esses indivíduos sendo falsos, arrogantes, fazendo falcatruas como se fosse normal do ser humano fazer isso, incentivando as pessoas a fazerem a mesma coisa no seu dia a dia, fazer o que for necessário para chegar ao objetivo almejado, mesmo que para isso seja necessário mentir, ser falso, passar por cima do outro, se unir para detonar alguém. Eles agem como verdadeiros animais irracionais tentando dominar um grupo.

E no fim, o que ELES ganham fazendo isso?

Ganham 15 minutos de fama e mísero 1 milhão de reais. Mísero pois, a cada paredão, a emissora ganha dez vezes mais do que isso.

E no fim, o que NÓS ganhamos assistindo eles?

Aprendemos a sermos mesquinhos, falsos com as pessoas, derrubar quem foi preciso para chegar ao topo. Acabar com a ética, esquecer dos bons modos. Deixar de lado os livros, os estudos, a boa cultura e ficar vadiando o dia todo às custas dos outros. Nós não aprendemos nada que nos incentive a sermos pessoas melhores, nada que expanda nossa mente, amplie nossa visão de mundo.

Big Brother Brasil é um Coliseu da atualidade: vários gladiadores se enfrentando em uma luta sangrenta, cada um usando suas armas, suas artimanhas e falcatruas para destruir e massacrar seus adversários. Para no fim restar apenas 1. Mas infelizmente é isso que o povo idiota, sem cultura, sem visão de mundo quer ver, brigas e intrigas. Para depois ficar sentindo pena desses animais quando não aguentam uma prova de resistência, perdem a prova que dá a liderança... Parece que as pessoas adoram sentir pena umas das outras.

O Big Brother não é um programa cultural, muito menos educacional e seus participantes não são heróis (como Pedro Bial os chama).

Heróis são milhares de brasileiros que dão duro no trabalho; que voluntariamente ajudam crianças, adultos e idosos carentes; que mesmo ganhando o salário mínimo, abrem a porta da casa para uma pessoa faminta ou sem teto. São os pais que abrem mão de muitas "mordomias", que se matam trabalhando para darem o melhor estudo para os filhos. Heróis são aqueles que mesmo caindo várias vezes, se levantam e continuam a tentar progredir, mesmo que as vezes isso pareça impossível. Esses são os verdadeiros heróis brasileiros.

Mas o pior de tudo é que mesmo após o término do programa, várias pessoas continuam falando sobre ele. Ou programas de TV usam os 15 minutos de fama de alguns participantes para aumentarem sua audiência. E tudo nas costas do povo. Talves esse nem seja o pior de tudo, talves o pior de tudo mesmo são quelas pessoas que dizem odiar o Big Brother, que esse programa é sem fundamento, e depois vão assistir "A Fazenda", que é o mesmo lixo cultural.

A velha tática do pão e circo em desviar os olhares, da pobreza, miséria, fome, corrupção e desemprego para espetáculos públicos está funcionando. O povo está caindo na armadilha e nem percebe, ou pior, percebe e não faz nada para mudar isso. Não existem mais mobilizações em grande escala, nem greves, os poderosos sindicatos, a poderosa UNE (União Nacional dos Estudantes) parece que se esqueceu da sua função, perdeu sua força, reivindicar os direitos ficou para trás. Temos que abrir nossos olhos para as falcatruas, corrupções, desvio de dinheiro público, que muitos políticos e pessoas poderosas fazem sem que nos damos conta.

Então, para que isso não aconteça é necessária uma mudança na cultura geral do povo, ao invés de assistir programas como o BBB, leia um livro, encontre amigos, assista mais noticiários, estudo, viage, faça novos amigos, se dedique a algo que sempre teve vontade mas nunca "tempo" (ou coragem), faça algo que melhore sua vida, algo que fará a diferença no seu futuro e de toda a sociedade. Mas por favor... Acorde pra vida!

Jackson Furlanetto
Enviado por Jackson Furlanetto em 05/02/2012
Reeditado em 21/08/2012
Código do texto: T3481611
Classificação de conteúdo: seguro