Igualdade E Respeito Para As Mulheres

O Congresso aprovou em Brasília o projeto que pune com multa as empresas que pagarem um salário menor para mulheres que exerçam a mesma função e tenham as mesmas qualificações profissionais dos homens. A multa deverá ser de cinco vezes a diferença entre o salário do homem e da mulher. Se o Senado não solicitar que o projeto volte ao plenário, a presidente Dilma poderá sancioná-lo nos próximos dias.

Não é de hoje que a questão da desigualdade entre homens e mulheres tem suscitado sérias discussões.

Ainda no século XIX Allan Kardec _ o codificador do Espiritismo _ não hesitou em questionar os Espíritos sobre tão relevante questão (O LIVRO DOS ESPÍRITOS capítulo IX).

817. O homem e a mulher são iguais perante Deus e têm os mesmos direitos?

_ Deus não deu a ambos o conhecimento do bem e do mal e a capacidade de progredir?

818. De onde vem a inferioridade moral da mulher em certos países?

_ Do domínio injusto e cruel que o homem conquistou sobre ela. É resultado das instituições sociais e do abuso da força sobre a fragilidade. Entre os homens moralmente pouco adiantados, a força institui o direito.

Mais adiante lemos: 820. A fragilidade física da mulher não a coloca naturalmente sob a dependência do homem?

_ Deus concedeu a uns a força para proteger o fraco, e não para dominá-lo.

821. As funções as quais a mulher é destinada por natureza têm importância tão grande quanto as conferidas ao homem?

_ Sim, e uma importância até maior; é ela quem lhe dá as primeiras noções da vida.

822. a) Sendo assim; uma legislação para ser perfeitamente justa, deve consagrar a igualdade dos direitos entre o homem e a mulher?

_ Igualdade de direitos, sim, mas não de funções. É preciso que cada um tenha um papel determinado; que o homem se ocupe do exterior e a mulher do interior, cada um segundo sua aptidão. A lei humana para ser justa, deve consagrar a igualdade de direitos entre o homem e a mulher. Qualquer privilégio concedido a um ou a outro é contrário à lei da justiça. A emancipação da mulher segue o progresso da civilização; sua escravização caminha com a barbárie. Os sexos, aliás, só existem na organização física; uma vez que os Espíritos podem tomar tanto um quanto outro, não há diferença alguma entre eles sob esse aspecto. Consequentemente, devem gozar dos mesmos direitos.

Obs: à época em que essa resposta foi dada não existiam determinadas funções que hoje podem ser realizadas sem esforço físico tanto pelo homem quanto pela mulher. Portanto, na primeira parte da resposta os benfeitores espirituais apenas quiseram preservar a mulher de realizar certos trabalhos grosseiros e pesados que estão mais apropriados à constituição física masculina.

Nesse Dia Internacional da Mulher optei por não oferecer um poema às minhas queridas amigas e leitoras como tenho feito até aqui, mas peço às sociedades e nações do globo, IGUALDADE E RESPEITO para todas as mulheres.