Albert Einstein e o Socialismo

Grande parte dos Países na historia trataram da própria origem da conquista. Os povos conquistadores se constituíram, legalmente e economicamente, como classe privilegiada ao país conquistado. Assumiram para si o monopólio da propriedade da terra e designaram um claro estatuto de seus direitos adquiridos. Padres, à testa das instruções, fizeram e criaram um sistema de valores a serem seguidos pelos povos dominados, sem permitir-lhes qualquer raciocínio sobre tais mandamentos.

Em nenhuma parte, na realidade, superamos o que Thorsten Veblen chamava “a fase predatória do desenvolvimento humano... Pois a intenção real do socialismo é superar a fase predatória do desenvolvimento humano e agir com a ciência econômica em seu estado atual lançando uma tênue luz sobre a sociedade do futuro. Secundariamente, o socialismo foca uma finalidade ético-social”.

“O homem é ao mesmo tempo, um ser solitário e um ser social. Como ser solitário tenta proteger sua própria existência e a dos que o cercam, de satisfazer os próprios desejos pessoais de desenvolver suas habilidades natas. Como ser social, procura dividir seus prazeres, de confortar quem lhe está acanto, e melhorar as condições de vida.”

“A antropologia moderna ensinou através” das pesquisas comparadas das assim ditas culturas primitivas, que o comportamento social dos seres humanos pode diferenciar grandemente, fundamentado nos sistemas culturais dominantes e sobre os tipos de organizações que prevalecem nas sociedades. É sobre isso que se esforçam em melhorar a sorte dos homens que podem realizar as próprias esperanças: os seres humanos não são condenados pela sua constituição biológica a humilhar-se ou se prostar a mercê de um destino cruel que se afligem ele mesmo.

A Anarquia econômica de uma sociedade capitalista qual a hodierna é a meu ver, a verdadeira fonte do mal.”.

“A situação dominante em uma” economia baseada na propriedade privada do capital é assim caracterizada por dois princípios fundamentais: o primeiro, os meios de produção (capital) estão em mãos privadas que permite o próprio controle, segundo a produção é efetuada em nome do lucro, não de sua utilidade. Não tem uma ética que possa assegurar constantemente uma ocupação a todos àqueles que têm a capacidade e a vontade de trabalhar, o mais comum que acontece é uma criação de desocupados. Os trabalhadores vivem sempre preocupados em perder seus postos de trabalho. Desde que os trabalhadores estão desocupados ou com pagamentos vis, não constituem um mercado ativo, a produção de bens torna-se limitada com consequências graves. O progresso tecnológico provoca sempre ulteriores desocupações, ao contrario de uma atenuação agradável de trabalhos para todos. A justificação do lucro unido à concorrência entre os capitalistas é responsável pela instabilidade no acumulo e na distribuição do capital que provoca uma perda de trabalho, alem de uma incredulidade na consciência social dos princípios acenados anteriormente.

““... considero tal afronto à consciência o pior dos males do capitalismo. Todo o nosso sistema educativo está contagiado. Se insiste numa exagerada competição entre os estudantes, que sentem verdadeira adoração ao consumo em detrimento em aprimorar-se em sua carreira.

Estou convencido que existe um único modo para eliminar tais males, ou melhor, dizendo criar uma instituição de uma economia socialista, acompanhada de um sistema educativo orientado aos objetivos sociais. Numa tal economia, os meios de produção serão da própria sociedade e utilizados de maneira social. Uma economia planificada a satisfazer às necessidades da comunidade, distribuindo o trabalho entre todos os que estiverem em condições de trabalhar e garantindo os meios de subsistências a todos, homem, mulher, crianças etc. a instrução do individuo, alem de promover suas capacidades naturais, trabalhar no sentido de desenvolver em cada um o senso de responsabilidade para seus próprios semelhantes ao contrario da glorificação do poder do sucesso que caracterizam a nossa sociedade atual.

“è necessário, nada menos que, recordar que uma economia planejada não é ainda o socialismo. Uma economia planejada pura e simples pode ter uma completa absorção pelos indivíduos.”

A realização do socialismo requer a solução de alguns problemas políticos sociais, em virtude da imponente centralização do poder político e econômico, impedir que a burocracia transforme-se onipotente e arrogante? Como se pode proteger os direitos dos indivíduos e com tais assegurar um contra peso democrático diante de tal burocracia?”

Albert Stein, num artigo, no Montlhly Review, em Nova Iorque, maio de 1949, diante da questão do: por que o socialismo.

ANEZIO
Enviado por ANEZIO em 09/04/2012
Código do texto: T3602742
Classificação de conteúdo: seguro