SEMANA DA ENFERMAGEM - Texto Motivacional (Gilberto Luiz Leite Filho)

Bom, QUANDO PENSEI EM ESCREVER ESSE TEXTO EU ESTAVA NA MINHA CASA, ATRASADO PRA UM ANIVERSÁRIO DE UM GRANDE AMIGO MEU, mas não consegui resistir aos pensamentos que vinham à tona sobre o quão feliz estava eu naquele momento, pós-plantão, estressado, mas que era um estresse saudável, que apenas me estimulava e impedia que eu ficasse inerte, o BOM ESTRESSE, se é que me entendem.

Estava com vontade de contar como foi meu dia, contar pra alguém como eu havia me postado diante das adversidades cotidianas, que apesar de passar por elas todos os dias, ainda não são corriqueiras. Mas para meu desestimulo não havia ninguém ali para compartilhar, curtir ou comentar as minhas desventuras REAIS. Isso, só iria achar no facebook...

Isso foi um tanto quanto babaca... EU ESTAVA PRESTES A UMA FESTA, não havia NEM DE LONGE motivos pra eu estar cabisbaixo. E aí me peguei num momento realmente delirante.

Fiquei matutando, como deixar alguém motivado? QUEM DEIXA ALGUÉM MOTIVADO, COMO MOTIVAR? Acredito que as respostas sejam bastante simples. Vou lhes explicar o por que.

Acredito que ninguém teve maior autossuficiência e sensatez (QUASE ALTRUÍSTICA) do que a rainha do Rock Rita Lee Jones e o grande Roberto de Carvalho que compuseram LANÇA PERFUME no trecho que diz“...ME DÁ O PRAZER DE TER PRAZER COMIGO...”.

Há prova maior no mundo de total AMOR A SIM MESMO, do que esta? Se existisse em algum lugar do universo um “se-gostômetro” com essa frase com certeza se atingiria o limite máximo do aparelho.

E isso me leva a pensar sobre motivação. E me sinto na obrigação de questionar-lhes: “QUEM MOTIVA O FUNCIONÁRIO?” O patrão, o Chefe, o líder, o “superior” como um todo? Ou os resultados dos seus comandados é que lhe garantem a satisfação para que se trabalhe bem e tranquilo?

Quem escolheu qualquer uma dessas respostas, errou. QUEM MOTIVA O FUNCIONÁRIO, SEJA ELE PÚBLICO OU PRIVADO É ELE PRÓPRIO. Lembrem-se disso, QUEM MOTIVA O FUNCIONÁRIO, SEJA ELE PÚBLICO OU PRIVADO É ELE PRÓPRIO.

MAS COMO? Como isso é possível? VOCÊ ESTÁ LOUCO GIL?? Na verdade é bastante simples, veja, o funcionário é uma pessoa, assim como você, como eu, como nossos tantos patrões que já tivemos, e como todos os colaboradores que já lideramos nas empresas, grupos, aglomerados, enfim... na vida.

E o que é uma pessoa? Aristóteles disse que “o homem é um animal racional.” E o portuga Fernando Pessoa diria que “o homem é um cadáver adiado.”

Sendo assim, pensemos: o que de fato motiva uma pessoa? Não seria todo o TODO? Ou seja, para que se motive, é necessário não apenas um fator MOTIVADOR, mas sim, um ambiente motivador, o que abrange por definição, qualquer sítio em que ele esteja locado. Como somos pessoas e não peças, estamos sempre mudando de lugar, sendo chefes de família, “auxiliares” de família, hora instrutores, hora instruídos, consumidores, e às vezes até “consumidos”! nosso ambiente está em constante metamorfose, e nós também, de acordo com o que ele nos apresenta, damos nossas MELHORES respostas (ou não...rsrsr).

É lindo quando um filho tem orgulho dos pais, avós, tios, etc... por algo que eles FAZEM. Lembro-me de uma história que ouvia quando mais novo de um garoto que se orgulhava de seu pai por ele ser mecânico de autos em uma oficinazinha nos quintais de sua casa. Ele concertava os carros de outras pessoas igualmente “irrelevantes” para a SOCIALIGHT e muitas vezes cobrava taxas simbólicas pelos sues serviços.

Sempre teve muito orgulho do pai que sempre cheirava a graxa, que se chamava GRAXA AZUL, mas era PRETA, sempre imundo como soterrado, carregando uma flanelinha de trapos que se chamava estopa, sempre com fome, e sempre acima de tudo COM UM SORRISO NO ROSTO. Ele era uma pessoa que não dizia AGORA TENHO QUE TRABALHAR, DIZIA: AGORA VOU TRABALHAR! Como se dissesse VOU REALIZAR AQUILO QUE VIM FAZER NO MUNDO. MEU TRABALHO, MEU EMPREGO, MINHA OBRA, MEU SONHO. Tudo numa coisa só. ERA MOTIVAÇÃO EM PESSOA. Uma noite no mês de dezembro, esse pai veio a falecer, e então o garoto passou natal e ano novo sem aquele sorriso inspirador e frase diária impactante VOU TRABALHAR. Seu pai morreu em um sábado, portanto, na segunda, sua oficina já poderia abrir, oras, já se passara o velório e o enterro! Infelizmente o luto demorou mais do que alguns MESES na verdade....

Esse menino, nunca esqueceu seu grande SONHADOR, OBRADOR, REALIZADOR... esse menino, sou EU.

E esse tema da morte, assombra algumas pessoas, mas não deveria. Vejam, Epicuro no séc IV a.C. já dizia “Por que ter medo da morte? Enquanto eu existo, ela não existe. E quando minha morte existir, eu não existirei mais. Portanto, nunca vamos nos encontrar” .

Agora, mais sábio ainda foi o filósofo gaúcho Aparício Torelly, autoproclamado Barão de Itararé, que disse uma verdade incontestável “a única coisa que a gente leva da vida, é a vida que a gente leva.”

Falando de nós, e não mais de mim, vejam. Não é necessário que alguém te motive quando você se sente BEM com aquilo que faz. Se sente realizando algo, pense: REALIZANDO---TORNANDO-O REAL!

Para que uma MOTIVAÇÃO dentro da empresa seja pensada, é fundamental, que se tenha um ambiente tranquilo e animador FORA DELA, sem dívidas, sem cobranças. Um salário digno é bastante motivador, certas pessoas se mantém em empregos infernais somente pelo bom salário.

MAAAAS ISSO NÃO É TUDO. É fundamental ainda, que se tenha um ambiente SOCIAL muito satisfatório, pode não caber a empresa arrumar encontros para seus funcionários, mas cabe a ela oferecer artifícios que gerem um melhor desempenho para a hora da SOCIALIZAÇÃO, do Happy Hour, da “caçada”. Fala a verdade NINGUÉM “pega” NINGUÉM só falando do trabalho! A empresa deve portanto, incentivar o acesso a cultura e lazer desse funcionário, bem como oferecer programas de ginástica laboral ou similares, para que na hora das suas “ATIVIDADES” não estejam com “DORES”.... (brincadeirinha)

Mas o ponto que quero chegar é que grandes motivadores do funcionário são os seus parentes e amigos. Um ombro amigo em CASA para se compartilhar de tudo o que passou de ESTRESSE OU DE ALEGRIA, principalmente de ALEGRIA durante a atividade na qual se empenha a maior parte do seu tempo ao LONGO DA VIDA é uma experiência gratificante e renovadora, pois saberá, que aquilo que fazes, ALGUÉM NOTARÁ! E não notará para ANOTAR, como os empregadores fazem diante da burocracia do novo milênio, alguém notará simplesmente por que se importa com VOCÊ e se importar com você significa também, dar relevância e ouvidos àquilo que VOCÊ FAZ!

Logo, se você realiza alguma atividade de coração e realiza bem feito podemos supor que quando estou feliz com aquilo que faço, fazê-lo me deixa feliz. ENTÃO, faço mais e melhor a cada feito.

Vou repetir: quando estou feliz com aquilo que faço, fazê-lo me deixa feliz. ENTÃO, faço mais e melhor a cada feito.

Isso por si só já é gratificante, no entanto, temos tantos afazeres que não temos tempo para perceber a importância dos nossos atos, quando damos conta já se foi mais uma e estamos atrasados para a próxima... Em meio ao trabalho, é ESSENCIAL (ou seja, ESSENCIAL---que vêm de essência né, que sem isso não SE existe, é aquilo que é além do fundamental), é essencial que sejamos lembrados disso entre um A-T-O e outro, lembrados da importância do que fazemos e da responsabilidade de fazê-lo bem feito. E ninguém melhor para isso do que os nossos “co-works”, nossos colegas de trabalho.

Como é BOM ouvir um elogio depois de uma situação difícil que nos saímos bem! Como é gostoso ser saudado por aquilo que fizemos que era apenas obrigação, mas que fizemos como se fosse nossa META, NOSSA VIDA! Como é prazeroso e acima de tudo PODEROSO escutar um simples e banal “BOM TRABALHO”... “ME SURPREENDEU”... “PARABÉNS”, ou ainda aquela máxima... “NOSSA ACHEI QUE HOJE NÃO “IA DAR”, AINDA BEM QUE VOCÊ ESTAVA AQUI!”

Essas são frases que gostamos de escutar, mas não temos tempo para dizer... GASTA-SE MUITO MAIS TEMPO TENTANDO ACHAR MOTIVOS PARA MOTIVAR do que para dizer essas frases para alguém. Gasta-se muito mais dinheiro investindo em palestras como essa do que simplesmente dizendo OBRIGADO a um colega de trabalho, que não necessariamente é seu AMIGO, não necessariamente você lhe deve Favor, mas no “favor” de lhe motivar é você quem ganha. Ganha com um funcionário mais produtivo, que não te sobrecarrega, ganha com um colega mais competitivo que te impulsiona, ganha também com os merecidos elogios que lhe serão dados quando você merecê-los, como sempre o fez mas não houve o TEMPO para o RECONHECIMENTO.

Por isso lhes digo. QUEM MOTIVA A PESSOA, É ELA MESMA, MAS SEMPRE COM ALGUMA AJUDA.

À todos meu MUITO OBRIGADO, e PARABÉNS ... confesso que... ME SURPREENDERAM!

Gilberto Luiz Leite Filho – 7º semestre do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera de Sorocaba, 24/05/12

Gilberto Luiz Leite Filho
Enviado por Má Oliveira em 25/05/2012
Código do texto: T3687230
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.