O HOMEM E AS ARMAS

Os primeiros artefatos usados pelo homem para matar, destinava-se a caça prioritariamente, mas logo descobriram que podiam usar em seu semelhante.

As armas brancas foram aperfeiçoadas com objetivo não mais da caça e sim para matar pessoas.

Armas de fogo foram construídas para matar seres humanos.

Exércitos foram criados para matar seres humanos.

Polícias foram criadas para matar seres humanos.

Não importa como pessoas são mortas, se são por instituições ditas legais ou não,

o fato é que houve uma morte. E nós já nos acostumamos tanto com esta prática, que somente ficamos chocados, quando a pessoa assassinada é da nossa família ou um amigo do nosso meio, ou então quando é um assassinato com requintes de crueldade, principalmente envolvendo crianças, mulheres e idosos.

Geneticamente somos assassinos natos, gostamos muito de filmes, principalmente onde há mortes, brinquedos violentos, principalmente os que trazem armas de última geração. Não diferenciamos muito dos nossos ancestrais, quando o assunto é matar gente, só melhoramos os métodos e disseminamos melhor a prática de nos matar. Estamos construindo armas cada vez mais poderosas, se não é para matar gente porque gastamos tanto em desenvolve-las? As civilizações foram e continuam sendo construídas com muitas mortes, este é um legado que nos acompanha. É possível sermos civilizados sem nos matarmos? Quanto mais armas construímos mas lotamos os depósitos de seres humanos que vulgarmente chamamos de cadeia. Diga-se de passagem está se tornando a solução da sociedade, temos condenação pra tudo, esquecemos que este planeta já é uma grande prisão, só estamos diminuindo os espaços das pessoas que acreditamos terem cometido delitos, conforme os nossos interesses, nem sempre a luz da lei.

Com tudo isso, o que definimos como PAZ na nossa vida, se não procuramos mudar a nós mesmos. Universalizamos, conhecemos melhor outros povos, mas e daí? Será que podemos viver em um mundo sem armas, já que sabemos que ela se volta sempre contra nós? Quando isto acontecer ai sei que estamos começando o processo de civilização do ser humano.

(Nem todas as motes são provocadas por armas).

SFAraujo
Enviado por SFAraujo em 23/08/2012
Código do texto: T3844509
Classificação de conteúdo: seguro