Valorizar o professor

No contexto atual verificamos que a simples comemoração do Dia do Professor é uma situação meramente efêmera sem o necessário debate sobre o papel dos educadores e os contextos que têm desmotivado a prática docente e a falta de avaliação sobre o papel dos gestores que, na atualidade, tem provocado perdas na Educação, prejuízos como um todo para o País e para a população em geral.É urgente que haja discussões críticas e engajadas sobre a necessidade de desenvolvimento do processo educativo a partir de um processo de reconhecimento e valorização da profissão.

As experiências têm provado que a educação tem sido o “calcanhar de Aquiles” do processo de desenvolvimento de nosso País, que tem amargado posições desprezíveis nas avaliações internacionais e tem colocado a nação em posição de atraso em relação ao desenvolvimento tecnológico tão exigido pela Terceira Revolução Industrial e que só será possível com investimento em educação de massa do primário ao pós-universitário. Precisamos do engajamento de nossa sociedade no sentido de cobrar mais investimentos em educação, de buscar a valorização salarial de nossos educadores, de retirar das escolas a violência que está chegando aos ambientes pedagógicos, de mudar o processo de formação dos docentes e de mudar a gestão das escolas para processos mais democráticos e que visem formação consciente, adequada ao momento político e social de nossos dias e que faça com que tenhamos um desenvolvimento pautado no avanço do processo educativo que, certamente, será de grande valia para nosso povo.

A educação precisa ser pauta de ação de nossos governantes que a utilizam apenas como discurso para angariar votos e acabam esquecendo-se do processo verdadeiro quando chegam ao poder. Os professores devem se organizar e organizar a sociedade no sentido de exigência de educação pública, gratuita e de qualidade para todos, fazendo com que a situação política de nossa sociedade seja moldada pelo respeito à educação e aos que a fazem. É urgente que se procure garantir direitos aos professores e se busque o resgate de uma profissão que hoje vem sendo desvalorizada e fadada a uma carência cada vez maior em função de sua pouca atratividade devido ao completo sucateamento promovido pelos políticos de plantão que querem realmente um povo deseducado para continuar a facilitação de chegada ao poder por discursos vazios e sem nexo.

Essa luta deve ser de todos e há necessidade de gerar notícias boas sobre educação com divulgação de experiências exitosas que façam com que educadores e sociedade valorizem mais a profissão. É preciso retirar do poder aqueles que desprezam a educação e louvar os que a fazem para gerar uma escola de qualidade, democrática, aberta à pesquisa e formadora de uma sociedade pensante e verdadeiramente livre.