Brincadeira de Mal Gosto !

 

 

Como você se sentiria ao saber que, por causa de um trote seu, a pessoa se sentiu humilhada e suicidou-se ? Foi o que aconteceu essa semana : brincadeira de mal gosto praticada por dois radialistas na Austrália – Mel Greig e Michael Cristian.

 

Eles passaram um trote em uma enfermeira em Londres – milhares de quilômetros de distância – e se apresentaram como se fossem a rainha da Inglaterra e o príncipe Charles querendo saber notícias da princesa Kate que estava internada no hospital onde ela trabalhava. O trote foi transmitido ao vivo, com toda a sorte de deboche e gozações imagináveis.

 

Resultado : quando a notícia se espalhou que a enfermeira Jacintha Saldanha tinha caído no trote transmitido para toda a Austrália e depois para a Inglaterra, Jacintha, que passava por momentos difíceis na sua vida, não suportou o peso da humilhação pública e suicidou-se.

 

Rhys Holleran, diretor da rádio australiana, veio a público tentar justificar a “lambança” dos seu radialistas, dizendo que : “Este é um acontecimento trágico que não poderia ter sido previsto, e estamos profundamente tristes”. Ainda disse que eles não cometeram crime algum. Realmente, não cometeram crime, mas invadiram a intimidade de alguém e expuseram essa pessoa à execração pública, sem refletirem sobre as consequências, não se preocuparam com Jacintha, o importante era dar “audiência”.

 

E deu !

 

A brincadeira de mal gosto que estava restrita aos dois países agora é notícia internacional e todo mundo está chocando com a “sequela” e o rastro de sangue deixados por dois jovens inconsequentes e “ávidos” de audiência a qualquer custo.

 

A rádio resolveu suspendê-los por algum tempo, até as “coisas” esfriarem, lógico. Mas deixo uma pergunta “no ar” para esses jovens radialistas :

 

- Ao procurarem emprego vocês colocarão em seus “curriculuns” que a maior audiência conquistada por vocês provocou a MORTE de alguém ? Ou, mais uma vez, passarão trote nas pessoas ?

 

Leandro Cunha

dezembro 2012.