Durante muitos anos os sinos de Santa Maria só tocarão finados.Impossível ter alegria quando o riso dos  jovens,seus sonhos ficaram sepultados debaixo de um monte de fumaça.Rostos lindos,almas lindas,uma vida a conquistar,um mundo a vencer e o que sobrou?Corpos empilhados,luto total.
E porque esses jovens foram assim punidos? Apenas estavam fazendo o que é dado a todo jovem fazer nesta idade de sonhos ;divertir-se,cantar,dançar,celebrar a vida.
Meu coração baiano chorou por eles;os sinos da minha catedral  dobraram finados porque eu sou parte do gênero humano;a morte de pessoa é uma perda que me entristece,porque eu sou mãe,avó e ser humano.Esses sinos dobraram por nós ,aqui,dobraram no Rio,no Norte,no Centro,ultrapassaram as fronteiras da pátria e dobraram também pelo mundo.Pois ,em cada lugar deste planeta há um sofredor,chora-se uma perda,lamenta-se uma vida,botão de rosa que não abriu,ceifada pela fatalidade,pelo álcool,pelas drogas.
De quem foi a culpa? A quem deve ser apresentada a conta?São tantos os listados como culpados  que isso me preocupa,capaz que não apareça nenhum.Culpa coletiva é muito perigoso,pois num monstro de cem cabeças,poucas cabeças responderão por esse verdadeiro holocausto.
Restam aos pais,aos avós,aos amigos,administrar a dor.
Durante este período ouvi,na TV,diversas entrevistas com entendidos;todos exibiam suas sapiências e ideias;técnicos,disto,daquilo,daquiloutro...
Mas,o bom senso  me   mostra que  aquele local,onde 1000 pessoas dançavam e se divertiam,tinha apenas uma porta de saída de 80 cm.
E,nenhuma sinalização que indicasse que a saída seria por ali.
Aquilo não era um local de diversão,era uma arapuca mortal.Ninguém viu isso?Pensou nisto?
Nesta resposta  - ou seja,  nenhuma -selou-se o destino dos jovens;belos,alegres,divertidos,arrojados,mas ,completamente só diante do seu sacrifício.