The Settlers é um jogo de estratégia interessante. O jogador tem que providenciar os recursos naturais e produzir os produtos necessários, na sequência e quantidade correta para manter o equilíbrio e garantir o desenvolvimento da sua aldeia. Um erro na estratégia e lá vem a terrível frase “ You´ lost” ( você perdeu) !
          Às vezes temos plena certeza de que está tudo perfeito e, de repente... You´lost ! Embora irrite a princípio, se quiser ir até o final do jogo tem que “parar, analisar e descobrir o erro”. Esse jogo é um entretenimento de computador, ou seja, você pode recomeçar quantas vezes quiser até acertar a estratégia, sem gerar nenhuma consequência. Mesmo que você tenha perdido seu exército inteiro ou sua aldeia tenha sido dominada pelos inimigos, é só “sair do jogo sem salvar” e recomeçar.
          A Vida também tem seus “You´ lost”. Também é possível “recomeçar”, mas nunca será como antes, os “You´s lost” do mundo real têm consequências, às vezes irreversíveis, como cair na marginalidade ou nas drogas visando melhor posição social.
  • Você perde (you´s lost) quando responde com aspereza ao invés de ser gentil com alguém;
     
  • Você perde toda vez que mente ou tenta enganar as pessoas, pior ainda quando tenta enganar a si mesmo;
     
  • Você perde quando tem a chance de exigir justiça e não o faz, ignorando o sofrimento alheio;
     
  • Você perde quando arruma desculpas ao invés de simplesmente responder “sim ou não” ;
     
  • Você perde quando deixa para amanhã o gesto de carinho que poderia oferecer hoje;
     
  • Você perde quando acha que ter posição social e respaldo financeiro garantirá um excelente futuro e uma velhice feliz;
 
          A lista é enorme e as consequências dos “You´s lost” se percebem no decorrer dos anos, com o escoar da areia da vida. Mas se nos esforçarmos toda vez que acender a luz vermelha do “You´s lost”, se procuramos corrigir nossa estratégia (comportamento e atitudes), com certeza seremos vencedores aos olhos de Deus, e aos vencedores estão reservados os merecidos lugares de honra