Sedução: O primeiro convite para o consumo
A todo o momento somos bombardeados por anúncios de empresas que através de suas sedutoras propagandas tentam nos induzir ao consumo desenfreado.
É inevitável não refletir sobre esse turbilhão de propagandas que nos cercam de maneira sufocante, seja pela caixa de e-mail’s, televisão, outdoor, rádios, vitrines, jornais, entre outros. Ficando assim muito evidente o quanto somos forçados a consumir.
Percebe-se que não são todas as pessoas que conscientemente possuem o domínio de analisar situações de “pressão psicológica” voltadas para a defesa contra tais meios de sedução para o consumo, dessa maneira, sendo induzidas muitas vezes a adquirir produtos sem reais necessidades.
A intenção das empresas é justamente forçar apelativamente o indivíduo a consumir.
Compreende-se que cada pessoa possui um vazio existencial pós-moderno, nutrido pelas tendências que ditam a moda que é regida pela batuta compassada do capitalismo. Haja vista que o senso crítico é algo a ser conscientizado e desenvolvido com naturalidade e espontaneidade, assim sendo, devemos ter cuidado com certos meios de sedução que nos induzem ao consumo, para que assim, não nos transformemos em “coisas” sem identidade a serviço exclusivo de um capitalismo selvagem.