Incompetência, a profissão da “esperteza”

14h00: “– Rapaz vá até aquela oficina, leve o carro para arrumar e volte até as 18h00, preciso do automóvel, tenho uma reunião importantíssima e o mecânico já foi informado sobre que está acontecendo, vá direto e não deixe o carro desligar, ele está com problema na ignição. – Sim senhor, até as 18h00 estarei aqui com tudo certo, conforme o senhor pediu”. 6 horas mais tarde o rapaz liga para o chefe e diz que não está conseguindo ligar o carro. O homem, então, pergunta onde ele está. O funcionário responde que em frente à sua casa. – Que coisa, não! –. Uma situação inusitada e constrangedora para o rapaz. Cenas como essa acontecem diariamente com pessoas incompetentes. Sim, não estou sendo drásticas demais, são, realmente, incompetentes. Por que o rapaz foi até sua casa, sabendo que tinha horário para entregar o automóvel e ainda por cima, que estava com problemas? A ordem não foi que o deixasse na oficina? Portanto é sim, uma grande incompetência.

É triste pensar em como muitas pessoas aproveitam de certas circunstâncias para benefício próprio dentro de pequenas e grandes empresas, como se não fosse necessário respeitar pedidos e obedecer a ordens. Nada feito escondido permanece escondido, tudo é descoberto em menos tempo do que imaginamos. Hoje podemos estar bem “desempenhando” tal papel diante de alguns fatos, imaginando estarmos sendo espertos, porém amanhã podemos ser descobertos e tudo aquilo que conquistamos dentro de algum tempo se perde em segundos. É vexatório. Um dos principais problemas enfrentados dentro de empresas é a falta de competência e seriedade dos funcionários. Se um papel lhe é desempenhado, ele deve ser realizado conforme foi pedido e com dedicação, por mais que seja algo que você não queira, portanto pense bem, querendo ou não, por mais que seu emprego não seja o dos melhores, muita gente gostaria de estar no seu lugar e se você não gosta e não for se dedicar, por favor, deixe tudo, saia desse lugar e dê à oportunidade a outra pessoa, que muito melhor que você irá desempenhar o trabalho com dedicação, obtendo resultados satisfatórios que contribuirão para o crescimento e desenvolvimento da empresa; e não, ficar estagnado no tempo.

Infelizmente a incompetência está estampada na cara de muitas empresas e escondida embaixo de máscaras que, em pouco tempo, são arrancadas durante situações de vexame e inconsequentes. Se você se encaixa nesses padrões ou seu perfil passa perto disso, por gentileza, contribua para a ascensão do seu trabalho e não decadência. Por mais que a esperteza seja “desculpa” para tal realidade, pense bem, e reveja seus conceitos, já que ela não é assim como você imagina. Aquele que se “acha” esperto é o pior dos tolos. São pessoas cegas imersas na ignorância.