ASPECTOS DÍSPARES NAS CIDADES: CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS

Para se entender os aspectos que levam uma determinada zona urbana a ser caracterizada como megacidade e/ou cidade global, se faz necessário entender o que levou a este conceito tão adotado, e que é atualmente a melhor forma de expressão do fenômeno urbano neste contexto. A integração do homem em sociedade proporcionou o surgimento das primeiras cidades na história da humanidade, mas segundo Barbosa (2012) este elemento foi altamente maximizado a partir do século XIX com a revolução industrial, esta que por sua vez proporcionou uma maior interligação, bem como, uma maior comunicação entre as cidades, produzindo em algumas, por apresentarem um maior desenvolvimento tecnológico (além de condições naturais e a situação das mesmas), outro fenômeno: a polarização. Este último foi um fator intrínseco para o desenvolvimento das megacidades e das cidades globais.

O que basicamente diferencia estes dois conceitos são as suas características socioeconômicas, prevalecendo o fator econômico como principal fator. Por sua vez estes termos não devem sustentar nenhum tipo de desordem ao apresentá-los, sabendo-se que ambos podem apresentam características peculiares, podendo ou não ter atributos similares, mas que normalmente apresentam disparidades muitas vezes dicotômicas. Com relação a característica que discriminam cada um destes termos, pode-se citar a questão populacional quantitativa, que basicamente influencia para determinar a existência de uma megacidade, e que não prevalece na classificação de cidade global. Este termo, megacidade surgiu nos anos 1990, utilizado por especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU) que usaram do mesmo, para identificar um fenômeno demográfico que estava ocorrendo em algumas partes do mundo, ou mais precisamente em países subdesenvolvidos, caracterizando assim as cidades que continham acima de 10 milhões de habitantes como megacidades, concretizando a análise quantitativa. Esta aglomeração não significa uma qualidade, ao contrário, é possível observar uma prevalência de desordem social, com disparidades exorbitantes entre classes, um capital muito concentrado, problemas de segurança e saúde pública, educação e transporte normalmente precários, habitação e forma inadequada entre outros, mas apesar destas complicações apresenta uma polarização frente as demais cidades ou metrópoles existentes em determinado país.

Por outro lado as características que compõem as cidades globais diferem com relação a megacidade na questão quantitativa, a classificação daquela não se dar pelo número de habitantes, mas pela importância da zona de influência ou hinterlândias. Neste aspecto é possível observar por exemplo cidades com número menor de habitantes, mas que por sua vez desempenham papel de grande relevância, tanto no contexto nacional de determinado país, como no internacional, principalmente pelo desempenho desenvolvido no mercado exterior é que classifica-se cidades globais. Como exemplo deste tipo de classificação é notório afirmar que aspectos como: mercado de trabalho intenso e diversificado, uma economia forte e dinâmica, boas condições de acesso à cultura e lazer, bons meios de telecomunicação, elevada ofertas de serviços diversificados em vários seguimentos, transportes de qualidade, bolsa de valores importante no cenário internacional e com isso sedes de diversas repartições financeiras respeitáveis, instituições de ensino e pesquisa de ponta existentes nestas cidades, entre outros fatores conferem a elas o status de grande relevância em todo o contexto internacional.

REFERÊNCIAS:

BARBOSA, Adauto Gomes. Geografia Urbana. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE e Universidade Aberta do Brasil – UAB. Recife: IFPE – UAB, 2012. Págs. 85 – 106.

Cidade global e megacidade: Conceitos definem tipos diferentes de centros urbanos. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/cidade-global-e-megacidade-conceitos-definem-tipos-diferentes-de-centros-urbanos.htm Acesso: 28/08/2013.

Cidades Globais. O que são, características principais, exemplos, importância, definição, Geografia, resumo. Disponível em: http://www.suapesquisa.com/geografia/cidades_globais.htm Acesso: 26/08/2013.

Ildebrand Gutemberg
Enviado por Ildebrand Gutemberg em 20/10/2013
Código do texto: T4534410
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.