O Sistema Não Funciona

sim, é o que penso. o sistema não funciona, temos provas e vou explicar. talvez não os nossos sistemas, esses definitivamente não funcionam.

nem socialismo, nem comunismo, capitalismo ou qualquer outra coroa que enfeite uma cabeça. esses são divergências, tentativas de elaborar uma coisa qualquer.

pensemos, para que serve um sistema? me diga aí, você, por que nos organizamos numa sociedade? que há de bom nisso, por que fazemos isso?

não posso ouvir suas respostas, mas vou tentar adivinhá-las. fazemos isso porque queremos viver melhor, porque é mais fácil assim, por nossa sobrevivência, pelo desenvolvimento, pela segurança, porque não suportaríamos viver sozinhos.

concordo, somos seres sociais. a natureza nos adaptou assim. mas pensemos numa sociedade da natureza. não existe uma sociedade na natureza que seja parecida com a nossa. os mamíferos têm sociedades pequenas, grupos. não podemos fazer esta comparação.

somente os insetos possuem sociedades de milhares de indivíduos. milhões. tomemos como exemplo. um sociedade de insetos dessa natureza, obedece a uma e única máxima: você é uma peça do todo.

o todo é mais importante do que a peça. parece não ser o nosso caso.

agora, vamos pensar no por que o ser humano se desenvolveu da forma como somos hoje.

todos nós, humanos, animais, plantas e demais seres vivos, temos uma coisa em comum, a célula. a unidade fundamental da vida. seu objetivo é apenas um, se desenvolver e dividir-se em duas.

com esse conceito simples, as células dominaram o planeta. as adaptações foram incontáveis. algumas se tornaram leões, outras árvores, outras répteis, outras bactérias, outras nós.

somos células se adaptando, num imenso aparato mecanizado, de uma engrenagem com extrema sinergia e inconcebível funcionamento. todos os seres vivos são assim.

o contexto aqui é que para sobreviver as células se adaptaram de formas diferentes, algumas deram a seus aparatos, garras, outras deram asas, outras deram agilidades, as nossas nos deram o cérebro.

o cérebro serve para sobreviver. tecnicamente, a adaptação do ser humano deu-lhe o cérebro para que ele o use e desfrute uma sobrevivência possível. contudo, por algum acaso da evolução, o cérebro se mostrou melhor do que o planejado inicialmente.

tomamos consciência do eu, a capacidade de indagar sobre nós mesmos, sobre quem somos, para onde vamos e de onde viemos.

coisas que não são necessárias à sobrevivência. perguntas, respostas, estudos, conhecimento científico, todo o aparato intelectual não é destinado à meramente sobreviver. muito possivelmente o cérebro é uma espécie de falha ou de descontrole do desenvolvimento evolutivo adaptativo.

peguemos agora as perguntas do início do artigo. o que é sociedade? para que serve?

no começo nos portávamos em sociedade como os mamíferos, em grupo, mas o cérebro humano foi capaz de coisas incríveis, fez coisas que não eram tipicamente naturais, foi além do simples existir e reproduzir. chegamos a um ponto onde não era mais necessário viver em um grupo nômade de selvagens, poderíamos ter cidades e viver melhor, ter tecnologia.

este, em minha opinião, foi o erro no desenvolvimento. pois não existe um único sistema em que podemos ser todos felizes, um sistema justo para todos, ideal e sem falhas. nem na natureza é desse jeito.

o erro não são os sistemas. o erro é acreditar que eles dão certo, que algum sistema irá ser bom para todos, que vale a pena lutar por isso.

só o que vale a pena lutar é pelo sistema que vai beneficiar você diretamente. você e sua família. não existe nem existirá o grande momento onde toda a humanidade será livre e feliz, vivendo num sistema justo.

escolhemos o caminho errado, pois somos seres coletivos que decidiram pensar no individual. a propriedade privada, os bens de consumo, o vender e comprar, o comércio em si, a posse. seja posse do indivíduo ou do estado, dá no mesmo.

a única sociedade de massa que funciona na natureza é a dos insetos cooperativos, como formigas e abelhas. onde o indivíduo se sacrifica, não pelo estado, mas por sua espécie, para a sobrevivência da espécie inteira.

o ser humano somente teria chance como espécie, se este sistema tivesse sido implantado desde o começo. mas o cérebro não iria permitir, pois ele é mais do que simples operários trabalhando por toda uma espécie.

o cérebro é, possivelmente, um dos grandes erros da adaptação celular.

nos permitiu coisas incríveis, nos tirou da condição de animais, mas nos transformou em monstros muito piores.