Dia Internacional do Voluntariado

O Dia Internacional do Voluntariado celebra-se todos os anos no dia 5 de Dezembro. Esta data foi proclamada em 1985 pelas Nações Unidas, de forma a valorizar e também incentivar o trabalho voluntário.

A palavra “voluntário” radica na expressão latina «voluntas» que significa vontade, ou seja, o voluntário é aquele que age livremente. O voluntário coloca os seus dons, os seus talentos e a sua disponibilidade ao serviço da vontade expressa na causa a que se entrega. Todo o voluntário é solidário. Esta palavra deriva do latim «solidus», que significa consistente, seguro, duradouro. Podemos ainda interpretar o ser humano solidário como sendo aquele que apoia, que está pronto a auxiliar ou a defender o próximo.

A solidariedade é o sentimento que expressa o respeito pela dignidade do ser humano, promovendo a socialização e inclusão da população. Os problemas socioeconómicos só podem ser resolvidos com o auxílio de todas as formas de solidariedade dos povos, das nações, dos trabalhadores, das organizações, dos governos, dos poderes políticos, da sociedade, do cidadão.

Torna-se cada vez mais necessário salientar o papel que os voluntários desempenham em todo o mundo, na protecção e promoção das causas importantes. As acções dos indivíduos podem parecer insignificantes perante os desafios mundiais, mas quando as pessoas decidem juntar-se e dedicar o seu tempo e energia a uma causa, as coisas podem mudar.

O voluntariado é uma fonte de energia a nível das comunidades bem como de solidariedade e coesão social e pode propiciar mudanças sociais positivas, ao incentivar o respeito pela diversidade, a igualdade e a participação de todos. O voluntariado é um ato de cidadania e é cada vez mais importante no percurso de vida das pessoas para reduzir as desigualdades sociais, económicas e culturais e para promover a solidariedade. Assim, o voluntariado é uma actividade que se traduz numa relação solidária para com o próximo, sendo que o voluntário participa de forma livre, organizada e gratuita na solução dos problemas que afectam a sociedade em geral.

Ser Voluntário é regar todos os dias os seres humanos, ter capacidade de semear brincadeiras e florir sorrisos. É tornar radiantes os dias chuvosos e colorir momentos especiais.

Ser Voluntário é fantasiar um mundo feliz e alegre, é evitar medos e receios, é criar felicidade. É partilhar um coração com vários coraçõezinhos, é despertar o bom que existe em nós e nos outros, é ajudar e ser ajudado, é estar presente, é dedicar e aprender.

Ser Voluntário é ser um guerreiro silencioso, que não procura fama nem dinheiro. É ser responsável, interessado e corajoso, é ter sentimentos, é demonstrar que se pode ter valor, é ser bondoso e sentir-se útil.

Tornar-se voluntário significa atender a uma vontade que se transforma num ideal, é consequência da tomada de consciência de que podemos transformar o mundo num lugar mais aprazível para viver. Este trabalho beneficia crianças, jovens e a população em risco, muitos dos quais já perderam a esperança… Juntos, percebemos que somos mais fortes e sobretudo, que podemos ajudar.

Larissas
Enviado por Larissas em 14/01/2014
Código do texto: T4649495
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.