OS SINOS DE SANTA MARIA

Há um ano atrás,ainda sob o impacto da revolta,escrevi esse artigo.Retorno agora,para que nada do que aconteceu possa ser esquecido.

OS SINOS DE SANTA MARIA

Durante muitos anos os sinos de Santa Maria só tocarão finados.Impossível ter alegria quando o riso dos jovens,suas vidas cheias de sonhos ficaram sepultados debaixo de um monte de fumaça.Rostos lindos,almas lindas,uma vida a conquistar,um mundo a vencer e o que sobrou?Corpos empilhados,luto total.

E porque esses jovens foram assim punidos? Apenas estavam fazendo o que é dado a todo jovem fazer nesta idade ;divertir-se,cantar,dançar,celebrar a vida.

Meu coração baiano chorou por eles;os sinos da minha catedral dobraram finados porque eu sou parte do gênero humano;a morte de pessoa é uma perda que me entristece,porque eu sou mãe,avó e ser humano.Esses sinos dobraram por nós ,aqui,dobraram no Rio,no Norte,no Centro,ultrapassaram as fronteiras da pátria e dobraram também pelo mundo.Pois ,em cada lugar deste planeta há um sofredor,chora-se uma perda,lamenta-se uma vida,botão de rosa que não abriu,ceifada pela fatalidade,pelo álcool,pelas drogas.

De quem foi a culpa? A quem deve ser apresentada a conta?São tantos os listados como culpados que isso me preocupa,capaz que não apareça nenhum.Culpa coletiva é muito perigoso,pois num monstro de cem cabeças,poucas cabeças responderão por esse verdadeiro holocausto.

Restam aos pais,aos avós,aos amigos,administrar a dor.

Durante este período ouvi,na TV,diversas entrevistas com entendidos;todos exibiam suas sapiências e ideias;técnicos,disto,daquilo,daquiloutro...

Mas,o bom senso me mostra que aquele local,onde 1000 pessoas dançavam e se divertiam,tinha apenas uma porta de saída de 80 cm.

E,nenhuma sinalização que indicasse que a saída seria por ali.

Aquilo não era um local de diversão,era uma arapuca mortal.Ninguém viu isso?Pensou nisto?

Nesta resposta - ou seja, nenhuma -selou-se o destino dos jovens;belos,alegres,divertidos,arrojados,mas ,completamente sós diante do seu sacrifício.

Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 26/01/2014
Código do texto: T4665337
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.