Para um casamento durar a vida toda

Para um casamento durar a vida toda

Hoje vou falar um pouco sobre a convivência entre casal. Segundo o manual de boa conduta o casamento é para a vida inteira, quando o homem e uma mulher se casam eles formam uma só carne, mas nos dias atuais a coisa não é bem assim, os casamentos não duram muito, e a separação acaba acontecendo no primeiro desentendimento ou na primeira dificuldade que o casal enfrenta.

Um dos maiores problemas para a separação do casal é a traição e a falta de amor, ambas as coisas estão ligadas. Algumas separações acontecem pelo fator traição, em alguns casos a traição acontece porque a companheira (o) mudou o comportamento, mudou a forma de se vestir de se arrumar e de se cuidar, usando o vocabulário popular, R E L A X O U. O homem no papel de esposo só vive com os amigos jogando futebol aos finais de semana, tomando a cervejinha e a barriguinha cada dia mais ficando saliente, a barba e o cabelo por fazer, as roupas inapropriadas, sem contar que para a mulher amada não tem tempo para nada, não a leva em um shopping, nem faz uma viagem romântica com ela, jantar fora? Isso já não lembra mais quando foi à última vez, flores só em época de finados, em cima do túmulo de algum ente querido, e assim, a cada dia vai ficando mais distante do tão sonhado príncipe encantado que a mulher sonhou para a vida toda.

A mulher por sua vez, com os afazeres do lar deixa a desejar no quesito vaidade, e com apenas 30 anos tem a aparência de 70, não que as mulheres de 70 sejam desprovidas de beleza, sensualidade e vaidade, existe muitas mulheres de 70 que estão melhores que algumas de 30, mas o que eu quero dizer é na forma como se cuidam e se apresentam para os seus maridos. Tem muitas mulheres de 30 que estão muito mal cuidadas, se acomodaram com o casamento, esparramaram na poltrona do sofá ou em frente ao computador com uma bacia de pipoca e uma garrafa de refrigerante, e deixaram o desleixo tomar conta dos atrativos femininos.

As roupas e os sapatos vestidos por elas não favorecem, estão fora do contexto, às unhas e os cabelos estão por fazer, perderam a vontade de serem bonitas, perderam a vontade de seduzir, não se arrumam mais, não ficam cheirosa e maquiada, não veste um lingerie para apimentar o relacionamento, e assim, tanto o homem como a mulher se extravia por caminhos ilícitos a procura de algo que preencha essa lacuna, para suprir esta carência afetiva.

Sofia Benini diz que se você quer ter um casamento para a vida toda e um dia ser um casal de velhinhos que inspiram ternura e amor só de olhar, devem seguir cinco segredinhos básicos.

1º Ser tolerante e aceitar um ao outro

Aceitar as diferenças é amar o outro por quem ele é sem tentar mudá-lo de acordo com seu ideal de perfeição. Seu parceiro pode até te irritar de vez em quando, mas seja tolerante e contorne a situação.

2º Apreciar a companhia

Uma simples ida à sorveteria é a maior diversão: sinal de que vocês se curtem. Aprecie os pontos positivos de seu companheiro: o bom humor, a seriedade, a forma carinhosa com que ele te trata... Dê valor à pessoa que tem ao lado.

3º Ser melhores amigos

O amor é a base de um casamento, a paixão é vital (mas saiba que ela passa por altos e baixos, o que é normal), mas a amizade é um dos pilares de um relacionamento duradouro. Nosso marido ou nossa mulher é àquela pessoa em quem confiamos, com quem conversamos, contamos nossas historias e pedimos conselhos. É com quem vamos dividir a vida – e a melhor companhia que poderíamos querer.

4º Estar juntos, mas ter vida própria.

Vocês não precisam ter os mesmos interesses para partilhar uma vida. E não precisam (e nem devem) abrir mão daquilo que te faz feliz em nome do outro em um casamento. Seja uma partida de futebol ou uma tarde com as amigas.

5º Ser, fazer e desejar o melhor que puder para o outro.

Saiba de seus defeitos e tente melhorá-los. Saiba dos defeitos de seu parceiro, e ajude-o nessa difícil tarefa que é a autocrítica – com doçura e compreensão. Cresçam juntos, sonhem juntos e curtam os frutos de um casamento maduro, saudável e feliz. Juntos.

Eu acrescento mais alguns fatores positivos. Para ter um bom relacionamento e um casamento duradouro devem colocar em prática a cumplicidade em tudo o que forem fazer, a vida a dois tem que ser aberta, segredos e mentiras não devem existir, ditadura, nem pensar... Casamento é uma parceria, e o sucesso depende do esforço dos dois, o ceder tem que estar sempre no meio, e os diversos sapos que surgem no dia-a-dia devem ser engolidos pelo casal.

Por: José Renato Bueno