A COPA ACABOU?

Talvez para a maioria dos brasileiros sim.

Provavelmente a maior parte dos cidadãos do país verde/amarelo tenha visto "o baile" que a seleção alemã deu nos "canarinhos".

Eu não vi. Mas notícia ruim corre rápido.

No entanto, o que vi depois foi um número enorme de brasileiros torcedores (até então torcedores) "meterem o pau" no Felipão e na sua escalação da seleção, no time em geral e dizem que até no colombiano especialista em joelhada na lombar.

O leite (já) foi derramado!

Às 17 horas e alguns minutos, antes do primeiro gol alemão, todo mundo era torcedor, todo mundo era verde e amarelo, todo mundo "vestia o manto", todo mundo tinha fé, esperança e erguia a bandeira do nosso país.

Talvez no sétimo gol, alguns ainda mantivessem essa postura. Mas creio que pouquíssimos.

De repente, depois dos 7x1 "todo mundo" virou cidadão brasileiro novamente: que se indigna com a situação histórica e atual da política do país, versando sobre a necessidade de melhores condições de saúde, educação, segurança e de tantos outros setores considerados precários. Resumindo, o brasileiro deixou de pensar em futebol e reabriu os olhos para as mazelas existentes muito mesmo antes de 2007 (ano em que o Brasil foi escolhido como país-sede desta copa).

Entre os gritos de gol de outrora, o silêncio do jogo e a verborreia pós-vexame, há uma pergunta que não quer calar, ou melhor, mais de uma:

- E SE A SELEÇÃO BRASILEIRA TIVESSE GANHADO O JOGO DE HOJE?

- E SE O BRASIL FOSSE PARA A FINAL E SE TORNASSE HEXA MUNDIAL?

Até domingo (dia da final) e após a ressaca que se daria pela semana seguinte afora (caso o Brasil vencesse), os cidadãos que hoje "soltaram o verbo pra tudo que é lado" e em todos os meios de comunicação existentes, se lembrariam de tudo aquilo que é motivo maior de indignação, especialmente a corrupção e os péssimos investimentos realizados no nosso país?

Só vi comentarista "babaca" dizer que já sabia de tudo que aconteceu hoje. Ouvi muito jornalista esportivo escrachar Felipão & Cia., mas provavelmente idolatrando-os dias atrás, após vitórias em que o povo chegou a derramar lágrimas de emoção e alegria. Bando de "casacas"!

_________

Mas ouvi também alguém falar com coerência...

Edmilson, ex-seleção (penta), num determinado programa de entrevista, teceu diversos comentários muito lógicos (na minha humilde opinião e ínfimo conhecimento futebolístico) acerca da seleção atual, do time de 2002 e até mesmo da situação social do país, ainda que minimamente.

__________

Já disse e repito: NÃO SOU CONTRA FUTEBOL, NÃO SOU CONTRA COPA DO MUNDO, NÃO SOU CONTRA O ESPORTE!

SOU CONTRA A "COPA DO MUNDO DA POLITICAGEM: BRASIL 2014", que vimos, estamos vendo e ainda veremos nos vestígios (por sinal muito claros) fora do gramado.

Também torço pela seleção, também sou brasileiro.

Mas torço por uma copa sem dinheiro investido incorretamente e de forma negligente, por um futebol menos "trambiqueiro" e escrupuloso, por maior valorização dos esportes (não só do futebol) e por inúmeras outras mudanças urgentes.

__________

Como tudo tem um lado bom...e com a derrota da seleção não seria diferente, vamos acordar (E DE VEZ) para olhar o nosso país.

E que num futuro, quiçá próximo, todos aqueles que hoje torciam com tanto amor à camisa antes da derrota, permaneçam firmes na torcida pelo seu time, ainda que derrotado. Ou então, me desculpe, mas não foram torcedores hoje...não mesmo.

VAI BRASIL!!!

O PAÍS DE TODOS NÓS: ONTEM, HOJE E SEMPRE.

Paulo Hirami
Enviado por Paulo Hirami em 09/07/2014
Reeditado em 04/10/2014
Código do texto: T4874997
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.