Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

POR QUE TANTOS DESEJAM A EUROPA? Imigrantes arriscam a vida para entrar no continente

Um grande problema que a Europa vem sofrendo é com a imigração. Alguns países europeus já buscam meios de conter a entrada de imigrantes. Para muitos estrangeiros, a única maneira de driblar as barreiras é por vias clandestinas. Só em 2014 três mil pessoas morreram, tentando entrar no continente europeu, a maioria afogada no mar.
Por que eles querem vir para a Europa? São vários motivos: desejam fugir de guerras étnicas, religiosas, perseguições políticas e buscar uma vida melhor.
Por que muitos políticos querem barrar a entrada deles? Alguns motivos são:
- Medo de perda de identidade e valores ocidentais. Em países como a Alemanha e Bélgica, cerca de 10% são imigrantes. Na França, cerca de 6% eram imigrantes em 2001. Na Inglaterra, há ruas onde vivem somente muçulmanos. Os londrinos são proibidos pelos imigrantes de transitar nessas ruas.
- Medo do aumento de terrorismo. Em algumas escolas muçulmanas na Europa, beneficiadas com a lei de tolerância religiosa, os líderes ensinam as crianças a odiar os ocidentais e a se tornar futuros terroristas.
- Receio do fim do estado laico. Alguns religiosos querem impor a sharia (lei islâmica) na Inglaterra. E depois ao resto da Europa. Essa lei prevê o uso do véu para as mulheres, a proibição ao uso de bebidas alcoólicas, ao sexo fora do casamento, fechamento de boates, morte a mulheres acusadas de adultério, etc. Uma pesquisa de 2006 revelou que 37% dos muçulmanos entre 16 e 24 anos de idade que vivem na Europa querem viver sob a lei da Sharia.
- Descontentamento com a abundante entrada de imigrantes, que estão tirando o emprego dos europeus.
- Aumento da violência nas ruas.
- A maioria não se adapta à cultura europeia, e continua a manter seus costumes dos países de origem. Muitos desses costumes vão contra a liberdade e os direitos humanos. Por ex: mutilação genital de meninas, proibição de mulheres andarem sozinhas nas ruas.
- Crise econômica na Europa e falência dos serviços sociais. Muitos imigrantes vêm para a Europa porque sabem que ganharão casa, assistência médica e alimentação gratuita, e seguro desemprego. Muitos deles ao conseguir um emprego, logo são despedidos, ou por querer, ou por não se adaptarem ao sistema de trabalho, e novamente serão beneficiados com seguro desemprego.
Quem são os europeus a favor da imigração?
Os socialistas e partidos de esquerda veem com bons olhos a imigração, pois preenche vagas no mercado de trabalho que muitos europeus rejeitam. Como a Europa está envelhecendo, é necessário que venham imigrantes para reaquecer a economia. Um grupo de intelectuais acredita que por razões humanitárias, é dever da Europa receber todos os imigrantes e dar-lhes melhores condições de vida. Já para o presidente da Suíça, Hans-Rudolf Merz, a maioria dos muçulmanos é bem integrada e respeita a ordem social.
Nesse embate, entre os que são a favor e contra a imigração, sofrem os imigrantes que vêm com boa vontade de colaborar para o desenvolvimento na nova terra, mas são alvos de ódio e preconceito, e os nativos europeus, que veem seu lugar muitas vezes tomado por religiosos extremistas e aumento da violência causado pelos imigrantes que não se adaptam ao estilo de países livres e democráticos.
Fernando Bastos
Enviado por Fernando Bastos em 03/10/2014
Código do texto: T4985685
Classificação de conteúdo: seguro


Comentários

Sobre o autor
Fernando Bastos
Guaramirim - Santa Catarina - Brasil, 59 anos
87 textos (16067 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/04/21 12:11)
Fernando Bastos