Gentileza gera gentileza...

Caríssimos jovens MESTRAS/MESTRES poetisas/poetas escritoras/escritores do nosso RL!

Sei que é utopia para alguns e coisa comum (Graças...) para muitos! Em sendo assim, tomando ciência de um dia inusitado (pelo menos para mim...), ousei copiar no endereço cujo link repasso abaixo: www.atitudespositivas.com.br/novidadespositivas/tag/dia-da-gentileza, o texto que a seguir transcrevo. Obviamente, quando me referi que é ato comum para muitos, que um simples gesto diário de gentileza. O importante, em alguns casos, é que este gesto de gentileza nesse dia 'comemorativo' não seja executado para alguém de seu ciclo de amizade, como por exemplo, familiares, amigos, amigas, conhecidos, conhecidas, colegas de trabalho, etc. Que tal 'doar' um gesto de gentileza para um segurança de banco, para o qual já lançamos olhares hostis quando a parafernália colocada em prática nas portas giratórias ficam impedindo o nosso acesso [Um simples OBRIGADO (sem conotação irônica...) creio que já representaria um ato de gentileza]... Convenhamos que é difícil, mas não impossível...rs

Como o rol é apenas exemplificativo e não taxativo, que tal cada um que me der a honra de passar por aqui, engrandecer o rol sugerindo um tipo diferente de gentileza à executar?

Eis exemplos de gentileza:

Gentileza é dar bom-dia, é dar um abraço, é abrir a porta para alguém passar, dar passagem. É oferecer uma flor, uma carona, plantar um sorriso, respeitar os mais velhos (e os mais novos). E também agradecer, tolerar, perdoar, reconhecer um erro e pedir desculpas. Gentileza é respeito: às cores, credos, origens, diferenças, à diversidade. Gentileza é uma atitude positiva! E… se espalha, “gera gentileza”, como já dizia o profeta.

POR ISSO MESMO, A GENTE VEIO AQUI LEMBRAR QUE, NO PRÓXIMO SÁBADO, DIA 13 DE NOVEMBRO, É COMEMORADO E FESTEJADO ADIVINHEM SÓ: O DIA MUNDIAL DA GENTILEZA!

Vocês já ouviram falar nessa data?

Pois bem. A ideia do Dia Mundial da Gentileza (World Kindness Movement – WKM) surgiu em 1996 quando pequenos grupos que, de alguma forma, espalhavam a gentileza em seus países foram reunidos durante uma conferência em Tóquio. A missão do movimento – que só foi criado efetivamente em dezembro de 2000 – é conectar e inspirar pessoas de todas as nações para criar um mundo mais gentil.

Vários países já aderiram ao movimento. Estão programadas ações em Singapura, na Romênia, Austrália, no Canadá, Tailândia, Japão, Itália, Índia, Nigéria, entre outros.

Uma das ações (essa é bem legal!) que estão lá no site do WKM é o projeto Here You Go (fica em Pitsburgo, Pensilvânia, Estados Unidos). Eles oferecem guarda-chuvas amarelos para as pessoas que são pegas desprevenidas na chuva. E funciona como uma “corrente do bem”: tudo o que eles pedem em troca é que passem a gentileza adiante. Junto com o guarda-chuva é fixado um cartão postal (resistente à água, claro!) pra que quem o recebe possa reportar qual foi a sua boa ação. E os cartões são postados no site para que as pessoas vejam que sua gentileza teve continuidade!

Aqui no Brasil, a gente tem uma grande personagem que representa esse espírito de gentileza: o poeta José Datrino – mais conhecido como Poeta Gentileza. Aliás, é por causa dele, que andava pelas ruas da cidade do Rio de Janeiro espalhando suas palavras e atitudes gentis – deixando como patrimônio histórico seus 55 painéis nas pilastras dos viadutos cariocas –, que comemoramos o Dia Nacional da Gentileza (29 de maio, dia em que ele faleceu, aos 79 anos).