Famoso ou importante?

Famoso ou Importante?

Dia 4 de novembro de 2014, no momento de formação continuada dos professores da Escola Eunice, meus colegas e eu assistimos a uma palestra em vídeo direcionada pela professora Regina Suzy. Nela, o filósofo educador Mário Sérgio Cortella, fala sobre a educação como elemento de construção do próprio ser humano e a escolarização como fator fundamental para que o aluno aprenda com eficácia.

Em certo momento da entrevista, um dos radialistas lhe pergunta o que ele entende ou como vê a questão da pessoa ser famosa ou importante. Sabiamente ele respondeu aos radialistas que é simples entender quem é famoso ou importante. A fama vem subitamente e você se torna conhecido até mundialmente, mas assim como vem, logo se vai e não se lembrarão de quem você foi. Mas, entretanto se a pessoa for importante, ficará marcada por gerações e gerações, poderá até se tornar famosa, pois marcou a vida de muitos, inclusive a sua. Mas, afinal, por que tantas pessoas querem ser famosas?

Tempos atrás, minha filha Érica Ullmann de Andrade perguntou para mim e minha esposa Traudi o que é ser POPULAR. Dissemos que é quando uma pessoa é bem vista e amada pelos outros colegas. Então ela nos respondeu: -Ah! Então eu sou muito popular. Por quê? Queríamos saber. – É porque na escola, por onde passo os alunos me dizem: Oi Érica, oi irmã do Dandry, oi filha do coordenador, oi menina do cabelo bonito.

Ela se achou famosa e importante. Mas será que isso é realmente ser famoso e importante? Existe o famoso/importante da sua vida, do seu bairro, da sua cidade, do seu estado, do seu país e do mundo, as ditas celebridades que se tornam famosas, mas, sem importância alguma. Assim, algumas pessoas que não foram famosas na época em que viveram, mas, por serem importantes pelo que fizeram entraram no Holl da Fama mundial como famosos e importantes, isto é, celebridades que jamais serão esquecidas.

Veja Jesus Cristo. A personalidade mais conhecida do planeta, seus atos e ações o fizeram alcançar tal mérito e foi conhecido pela prática do seu amor supremo e incondicional. Quando Cristo fazia alguma coisa boa ou milagrosa, sobrenatural, ELE pedia sempre o anonimato, mas, as pessoas não resistiam e insistiam em divulgá-lo mais e mais, deixando-o famoso e importante despertando inveja e admiração por parte de muitos. Morreu na cruz no meio de ladrões e salteadores, mas sua morte e ressurreição o fizeram ser o que é “Famoso e Importante”.

Será que Martim Lutero em pleno século XV sabia que iria transpassar as barreiras do tempo e ser importante na construção da reforma protestante e que até uma igreja (Luterana) se levantaria em respeito ao seu nome? Tornou-se famoso e importante por acreditar que a salvação vem pela fé e não pelas obras. Observe atentamente as pessoas mencionadas aqui, agora: Jesus Cristo, Pe. Cícero, Valesca Popozuda, Neymar, Mozart, Chico Anísio, Dilma Rousseff, Ailon do Carmo, Frida, Manoel de Barros, Fernanda Montenegro, Wander Melo, Diego Hurtado, Leonardo Pissettí, Cecília Meireles e Maria Madalena. O que eles representam para você? São famosos ou importantes? São famosos, mas não importantes? São famosos e importantes?

Pedi para cinco pessoas do meu círculo de amizades escreverem o que elas acham sobre “Ser famoso ou importante”:

1 – Nem todo famoso é importante e nem toda pessoa importante é famosa. A ‘fama’ hoje em dia tem significado diferente dos termos ‘celebridade’ e ‘notoriedade’. Pode se dizer que uma pessoa tem notoriedade quando ela é a portadora de algum saber ou habilidade que a torna conhecida por isso. Ela é, portanto, célebre em alguma área das atividades humanas.(CLÓVIS Assis. Jornalista, Ator. Diretor Artístico do elenco da Rádio Estação FM de São José do Rio Preto-SP).

2- Famoso é a qualificação dada a alguém em razão do seu sucesso sobre determinado assunto; importante é o valor significativo de alguém no contexto de uma família ou de uma sociedade. Pode-se ser ‘famoso’, sem ser ‘importante’; seria o caso do ‘tristemente famoso’, ou seja, famoso mas de mau caráter”… ( AILON do Carmo. Advogado, escritor e jornalista. Rondonópolis-MT).

3 – Ora, famoso é quem tem fama, seja ela local ou num contexto mais amplo, mas não necessariamente alguém importante. O primeiro me leva a crer num olhar coletivo, enquanto que o último me induz a pensar num olhar individual e muito particular, sem contar o aspecto da longevidade. (JERRY Mill, English Teache, Rondonópolis-MT).

4 – Pra ser famoso (e importante) é preciso ser inteligente, ou como alguns fazem, matam, assim aparecem na mídia. Podem até ficarem famosos, mas não serão importantes, pois a ação que fizeram foi negativa. (Jakob Ramalho, Curitiba-PR.)

5 – Famosa é aquela pessoa que muitos o conhecem por uma marca que possui, seja de talento ou dom que ela tem e importante é aquele que exerce importância no meio onde vive, nem sempre o famoso é importante e o que usa a fama para se beneficiar, não tem importância para ninguém. (LEONARDO Pissettí, cantor, Rondonópolis-MT)

Quando consideramos que uma pessoa é importante, levamos em conta as contribuições e legados deixados pelos mesmos aos que o amam, respeitam e até o veneram. Nem sempre o famoso trás contribuições positivas, mas sempre o importante provoca mudanças e faz a diferença.

Será que as pessoas mais famosas da atualidade, são as mais importantes para a sociedade? Ouso perguntar: eu, você, somos famosos ou importantes? Quais contribuições estamos deixando para quem nos admira em nosso círculo de pessoas, de amigos, igreja, família, trabalho, redes sociais, para que assim sejamos famosos ou importantes?

Creio estar num processo de formação de conhecimento tal que me torna digno e colaborador de contribuições positivas à sociedade, não para querer ser famoso ou importante, mas para pelo menos ser lembrado pelo que faço.

Por fim, apresento uma dica simples e clara de quem entende o que é ser “Famoso e Importante”, Salomão. Dicas para alcançar o sucesso, a fama e o melhor, tornar-se importante em qualquer lugar e por todas a gerações. “Que a benignidade e a lealdade jamais te abandonem: ata-as ao redor do pescoço. Assim, encontrarás favor diante de Deus e dos homens, bem como boa reputação”. Provérbios 3:3-4