Um direito meu. “Uma velhinha não espera”. Exige.

Pena que a minha vida começou a ficar curta. Pois agora que esta ficando tão boa...! Tempos atrás, eu via os anos passar sem nenhuma expectativa de vida. E quanto mais os anos seguiam. mais eu sentia que tudo estavam se acabando para mim. Mas, com esta mudança, eu também fui percebendo que as coisas poderiam mudar para melhor. Então, o que restou foi esperar. Mas ai! Eu fui descobrindo que na distribuição da idade, entre velhos e idosos. Tem alguma coisa diferente. O velhinho é aquele quer ficar em casa a moda antiga. O idoso... Nos termos moderno: É aquele que faz tudo para acontecer para ficar bem com ele, e, não mede esforços no seu ideal. E aquilo que esta em suas mãos, como um objetivo! Ele vai pra cima procurar seus direitos. E, no “meu” mundo hoje! Neste meu caminho!... Não esta sendo difícil. Tem tantas coisas boas a fazer a virar os olhinhos, rsrsrrs. Não sabemos se vamos para a direita ou a para a esquerda de tão bom, que esta.

Outro dia rindo eu falei para uma amiga que só falta á rede e um abanador para, nos, abanar. E, do jeito que as coisas vão. Muitos, já vão querer nascer velho. Digo isto, sobre um comentário do nosso professor Otávio “ tavera”, quando outro dia ele falou que gostaria de envelhecer logo, para desfrutar das coisas boas que a gente tinha ali no Pró- Hiper. Pois é verdade. Ali eu descobri que; a bifurcação é terrível, o caminho da velhice pode ser pedras, mas lá a gente encontra diversão, amigos para conversar. Um espaço, monitorados por professores qualificados, um investimento onde o cenário entra em sintonia com a longevidade. Onde os idosos são os protagonistas da cidade de Mogi das Cruzes. Portanto o meu objetivo foi para dizer sobre; A 1ª Conferência Municipal dos direitos da Pessoa Idosa de Mogi das Cruzes, que teve como tema “Protagonismo e o Empoderamento da Pessoa Idosa: por um Brasil de Todas as Idades. Onde a importância de, se, fazer a sociedade sensibilizar para o contexto de envelhecer com dignidade. Portanto, nesta Conferência eu, não poderia faltar, pois, está Conferência, estaria abordado temas como; o conceito de melhorar a politica sobre o idoso, e, em discussão a plenária estaria lá atenta com os delegados para dar o seu voto, e assim eleger o seu representante para Mogi das Cruzes. E neste evento, eu, e, minhas amigas tivemos a oportunidade de participar como delegada da plenária. E a questão é; como as coisas acontecem para mim, sem eu mesmo procurar. Então orgulhosa, adorei participar. Foi mais uma experiência neste curioso mundo do envelhecimento. Portanto... o momento da inutilidade dos idosos se acabou. Porque no passado, nos ensinaram que os velhos seriam sempre velhos, e, inúteis, e sem, a, nenhum direito. É, mas eles não sabiam que chegaria o tempo do desfrute....

A última Conferência Nacional dos direitos da Pessoa Idosa foi realizada em novembro de 2011. Onde o tema central em debate foi o “Compromisso de Todos por um Envelhecimento Digno no Brasil.

**Neire Luiza Couto 17/04/2015**

www.neirelu.com

Neire Lú
Enviado por Neire Lú em 17/04/2015
Código do texto: T5210877
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.