A escravidão negra no Brasil em Salvador Bahia: 1860-1870

RESUMO

Estudar as características do tráfico interno de escravos registrados entre 1860-1870, em Salvador no Estado da Bahia, segunda cidade a receber mais escravos negros no Brasil que, naquele período, vivenciou o impacto da expansão populacional escrava. Com base nas escrituras referentes a transações envolvendo escravos, analisamos o comportamento no tempo de sua estádia transacionado. Assim envolvendo os efeitos da legislação atinente à questão servil. Minha análise compara os períodos 1860-1870.

Palavras-Chave: Escravidão, exportação, expansão, Salvador, Bahia.

ABSTRACT

Study the characteristics of the internal slave trade recorded between 1860-1870 in Salvador in Bahia, second city to get more black slaves in Brazil that, in that period, experienced the impact of the slave population expansion Using the registers related to transactions involving slaves, we analyze the behavior in time of their leaseholders transacted Thus involving the effects of legislation regarding the servile question My analysis comparing the periods 1860-1870.

Keywords: Slavery , export expansion, Salvador, Bahia.

Ao falarmos em escravidão, é difícil não pensar nos comerciantes portugueses, espanhóis e ingleses que superlotavam os porões de seus navios de negros africanos, colocando-os a venda de forma desumana e cruel por toda a região da América. No Brasil, a escravidão teve início com a produção de açúcar na primeira metade do século XVI. Os portugueses traziam os negros africanos de suas colônias na África para utilizar como mão-de-obra escrava nos engenhos de açúcar do Nordeste. Os comerciantes de escravos portugueses vendiam os africanos como se fossem mercadorias aqui no Brasil. Os mais saudáveis chegavam a valer o dobro daqueles mais fracos ou velhos. O transporte era feito da África para o Brasil nos porões do navios negreiros. Amontoados, em condições desumanas, muitos morriam antes de chegar ao Brasil, sendo que os corpos eram lançados ao mar.

Eram proibidos de praticar sua religião de origem africana ou de realizar suas festas e rituais africanos. Tinham que seguir a religião católica, imposta pelos senhores de engenho, adotar a língua portuguesa na comunicação. Mesmo com todas as imposições e restrições, não deixaram a cultura africana se apagar. Escondidos, realizavam seus rituais, praticavam suas festas, mantiveram suas representações artísticas e até desenvolveram uma forma de luta: a capoeira.

Segundo João José Reis os escravos eram vendidos de diversas formas, inclusive de porta em porta, ou seja, havia comércio ambulante de escravos. Havia ainda comerciantes que vendiam escravos, entre outras mercadorias que comercializavam, sendo poucos os que se especializavam na mercadoria humana. Estes tinham armazéns em diversos trapiches da Cidade Baixa, na Conceição da Praia, na Ladeira do Taboão e outros lugares. Os jornais também anunciavam a venda direta e leilões de escravos. Assim os escravos foram se alastrando em todo o território brasileiro, chegando até então em Salvador. Já na fase ilegal, o tráfico não deixou de ocorrer, mas era disfarçado: Os desembarques tornaram-se clandestinos e aconteciam nos mais diversos locais, como a foz do Joanes, Itapuã, Armação, Itaparica, Funil, etc. E a venda também era camuflada. Por exemplo, vendia-se escravo novo como se fora ladino - diz Reis.

Em um relato de Agnes Mariano, na Bahia, o último desembarque aconteceu num mês de outubro. No dia 03, o navio Relâmpago içou âncoras, saindo de Lagos, baía do Benin, em direção à Bahia. Ele levou 26 dias para atravessar o oceano que separa a África e o Brasil, tentando ao máximo não chamar a atenção. Mas, assim que se aproximaram de Morro de São Paulo, na manhã do dia 29, foram percebidos pelo iate de guerra brasileiro Itapagipe e a perseguição começou. O Relâmpago foi mais rápido e conseguiu escapar. De fato, como se imaginava, ele transportava uma carga ilegal: 500 africanos que seriam escravizados. O desembarque foi feito na Pontinha. Como só havia um bote, os homens eram obrigados a se jogar no mar para alcançar a terra. Sem saber nadar, dezenas deles morreram afogados. Os sobreviventes foram levados para um engenho próximo e depois escondidos. No mesmo dia, à noite, a notícia chegou ao chefe de polícia da capital, João Maurício Wanderley, que seguiu para o local com 40 soldados. Após muitas buscas, em primeiro de novembro, 285 africanos foram encontrados e libertos. Por causa de suas amizades, o senhor de engenho conseguiu ser absolvido, mas o dono do barco, o baiano Marcos Borges, o capitão venezuelano Benito Denisan e dois pilotos espanhóis, Belchior Garcia e Miguel Marinho foram condenados à prisão, ao pagamento de multas e a custear as despesas do retorno à África de cada africano que haviam traficado. Essa história, que aconteceu em 1851 e foi contada com muito outros detalhes por Pierre Verger em seu livro, marca o fim do tráfico de escravos africanos na Bahia. Uma data memorável, que significou o início de um novo tempo ou, pelo menos, de esperança em dias melhores. Em 1888, veio a abolição, encerrando a etapa exclusivamente africana do tráfico humano

Quem mais trouxe escravos para o Brasil foi o Rio de janeiro, seguido próximo pela Bahia que foi o segundo chão a receber a prática escravista.

Esses povos negros criavam e/ou recriavam variadas formas de visualizar, interpretar e elaborar as suas vivências no cotidiano. Vivendo nas fímbrias do escravismo, usaram das suas experiências para lidar com as dificuldades do dia-a-dia. Negociar animais, comercializar os alimentos cultivados em pequenas e médias propriedades nas feiras, assim como as suas artes feitas através do couro, como alpercatas, sapatos e celas, lhes possibilitaram o convívio aproximado com sujeitos de pequeno e grande cabedal. Morando provisoriamente nas localidades onde exerciam as suas atividades, não eram vistos com “bons olhos” pelas autoridades. Lembremos que a cor, critério de assimilação de inferioridade na sociedade baiana oitocentista, estabelecia condições para a classificação dos sujeitos históricos como pardo, crioulo, cabra, caboclo, e, na maioria das vezes, essas insígnias pesavam aos pobres negros recém chegados a nova terra chamada Salvador-Bahia.

Sineimar Reis
Enviado por Sineimar Reis em 05/05/2015
Reeditado em 05/05/2015
Código do texto: T5231486
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