O que nos move? O que te impulsiona a seguir em frente?

O que nos move? o que te impulsiona a seguir em frente?

O que te impulsiona a seguir sempre em frente, ir além do você possa imaginar rumo a alcançar a vitória. O que te faz acreditar que ainda é possível lutar pelos seus sonhos e ideais? O que te move em sua vida, seus pensamentos, sonhos, desejos, vontades, sentimentos? Luta por si só, ou tem um bom aliado do seu lado? Do que realmente você é capaz?

Certo dia o sábio pensador Salomão disse: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida. Provérbios 4:23”. Neste provérbio, Salomão afirmava que as lutas, dúvidas e contendas surgem no coração do homem. Por isso é importante ter prudência e sabedoria para determinar o que nos move. O coração do homem é um universo infinito e nem ele mesmo o conhece, mas, Deus sabe todas as suas intenções. Davi, o grande rei pediu ao Senhor certa vez que Ele sondasse seu coração: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno. Salmos 139:23,24”.

“A nossa vida não é baseada no que sentimos ou pensamos, mas, nas promessas de Deus”. Essa frase me foi dita por um grande amigo meu “Luiz Henke” no ano de 1991 em Curitiba-PR. Um amigo que me ajudou em um momento difícil da minha vida. Assim, afirmo que o que nos move, não são nossos pensamentos e sentimentos, mas, o que cremos e em quem cremos. Os pensamentos e sentimentos até podem nos direcionar em muitos momentos de nossas vidas, mas, em hipótese alguma eles determinam nossos sonhos e a concretização dos mesmos. Já dizia William Shakespeare : “ Não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito”. Esse fazer algo pode mudar toda a nossa concepção de vida, porque uma pessoa prudente deve caminhar em direção a coisas melhores, sonhos melhores, concretizações melhores, seja num sentido físico ou sentimental, na verdade, tudo merece atenção especial pois do coração do homem surgem todas as dúvidas e indagações e como reagimos a isso, fará uma grande diferença. Jesus em sua imensa sabedoria certa vez disse: “... porque do coração do homem procedem todos os maus intentos. Mateus 15:19”.Acredite: ISSO NÃO NOS MOVE!

O QUE NOS MOVE, não são as derrotas em algumas batalhas que passamos, mas o que ela nos proporciona de aprendizado principalmente nas coisas que já ficaram para trás. O que nos move é uma força maior, que embora não possamos ver, sentimos pela fé que ela existe ( Deus) . O que nos move é a fé naquele que nos criou e nos fez pertencer ao seu mundo, um mundo de amor , paz, perdão, liberdade e grandes vitórias, Jesus! O que nos move não é o que falam ou deixam de falar sobre nós. O que nos move é a essência do amor puro e verdadeiro, sem limites, sem censura, incondicional. Amor de pai, de mãe, de irmãos, de cônjuges, de amigos.

Parte de uma música cantada pela banda Skank, diz: ...”vou deixar a vida me levar, pra onde ela quiser”. Ouso afirmar que se os valores postos em evidências aqui nessa letra forem bons, esse “onde ela quiser” também poderá ser bom, caso contrário, a vida pode te levar para um poço escuro às vezes quase sem saída. O cantor e compositor Zeca Pagodinho também se apropriou da música para expor seus pensamentos acerca da vida: “Deixa a vida me levar vida leva eu”. Acredito que a vida pode nos levar a muitos lugares diferentes, mas que sejam realmente bons. Creio, portanto e afirmo que não podemos ser movidos por coisas duvidosas, sem razão, sem nexo, sem direcionamento, sem embasamento. Não podemos deixar a nossa vida ser guiada por qualquer tipo de vento. Nesse sentido, o apóstolo Paulo nos admoesta claramente em uma de suas cartas: “...não mais sejamos crianças, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro; Efésios 4-14.

Dizem e eu acredito que na dor, um homem encontra forças pra se erguer de tal forma que isso o faz alcançar a vitória. Que no silêncio e na solidão, um homem se encontra consigo mesmo e com seu Deus de maneira que isso o torna sábio e prudente. Procure e faça tudo o que puder para encontrar aquilo que mova seu mundo, mas, seja sábio, pois disso depende toda a sua vida. Acredite em você, acredite em Deus , aquele que é poderoso para fazer muito mais além daquilo que pedimos ou pensamos. ISSO NOS MOVE! Eu sou movido pela fé em Deus e você?

Raimundo Soares de Andrade. Movido pela fé em Deus.