Pra quem acha que o mundo está ficando chato

Experimente a sensação de que as pessoas não confiam em você e não entenda exatamente o motivo. Que elas tenham pra você um papel menor que, independente de sua competência e caráter, será sempre colocado e classificado lá.

Imagine que quando acha que as pessoas amadureceram e conseguem agora te avaliar de forma justa, como você é e faz, alguém te faz lembrar que o preconceito ainda existe e que ainda existem concepções erradas e que fazem muito sentido para as pessoas.

Pense o que é as pessoas não acreditarem em você e nem te levar a sério, não por uma falta de competência ou carater, mas por te classificarem: sua cor significa algo ruim, seu sexo significa um defeito, sua orientação sexual significa uma doença, sua religião significa perdição e maldição e sua classe social uma condenação.

Pegam todas suas as coisas valiosas, seu sexo, sua cor, sua etnia, sua religião, seu jeito de falar, e se empenham tomá-las como um defeito e algo que te inferioriza. Suas conquistas, tem carrão por que mexe com drogas, se formou por que entrou por cotas, nunca bateu com o carro mas não sabe dirigir, se é inteligente é estranho.

Pense nisto, e você verá que o mundo pode ser bem mais chato quando você sofre preconceitos e discriminações do que quando precisa pensar um pouco antes de fazer piadas e falar bobagens se achando politicamente incorreto - como se isto fosse algo revolucionário.

Pelo contrário é algo reacionário, é um resgate de coisas que acreditávamos que um pouco mais de escolarização e informação já havia sido superada.

Ter preconceitos e ser ignorante se tornou parte de uma identidade cultural que revindica a discriminação como defesa de seu modo de ser e o preconceito como manifestação do mesmo. Querem a liberdade de pensarem e fazerem o que quer mesmo que isto prejudique os outros.

O germe dos fascismos sempre foi este, o direito do mais "forte" (entenda o direito daquele que se armou tomando posse do Estado) impor e viver seu modo de ser sobre os demais e as custas deles. E de ver a discordância e a diferença como uma ameaça a sua sobrevivência. Esta liberdade reivindicada não tem nada de liberal, pelo contrário.

Wendel Alves Damasceno
Enviado por Wendel Alves Damasceno em 16/02/2016
Código do texto: T5545402
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.