"Porque as pessoas mentem?"

A mentira não é nenhuma novidade, e está presente em nossa sociedade desde a antiguidade. Pra algumas pessoas a mentira já se tornou um hábito comum.

Você já pensou profundamente sobre o assunto?

Porque as pessoas mentem?

Se você perguntasse a um mentiroso porque ele mente, qual você acha que seria sua resposta?

Mas, esta pergunta seria equivocada. Em geral todos mentem, por mais honesto, bonzinho, por mais religioso que você seja, onde suas perspectivas sejam de viver segundo os princípios cristãos dos quais você determinou ser o certo e o melhor pra você.

Uma hora ou outra a gente acaba mentindo, por mais "santinhos" que tentamos ser, a mentira acontece. Pois; somos seres humanos imperfeitos.

A mentira é uma atitude ou reação natural do ser humano que se revela por muitos motivos.

Então o que leva uma pessoa a mentir?

Os motivos que levam alguém a mentir podem ser muito mais complexos do que possamos imaginar.

Porém pensando de uma maneira geral a mentira pode ser uma atitude de sobrevivência.

Somos descendentes dos primatas, e infelizmente deles herdamos o lado irracional, onde muitas vezes não pensamos nas consequências de certas atitudes como a mentira. Quando se fala em sobrevivência, é perceptível o medo que surge, somos instigados a prática de caça, que nos dias atuais podemos chamar de "Atitudes extremas de sobrevivência" . O instinto de sobreviver as condições e situações adversas que a vida prega em nosso caminho, seja ela uma simples decepção amorosa que pode causar o medo de novas decepções, tornando a pessoa fria, e desconfiada passando a fazer da mentira uma arma de proteção.

Vivemos em um mundo onde cada vez mais a tecnologia avança e a hipocrisia infelizmente avança junto.

Somos criados desde pequenos a acreditar que devemos ser honestos e verdadeiros sempre, independente do que aconteça. Quando somos crianças nos contam histórinhas com finais felizes ou com alguma lição de moral, verdadeiros contos de fadas. Ensinados a ser obedientes para em troca receber presentes do Papai Noel no natal. Porém quando a gente cresce vê que a vida não é bem esse conto de fadas que nos contavam. E que nem sempre ser honesto ou não faz diferença. Pois ; muitas das vezes nos encontramos em situações em que infelizmente vemos pessoas que passam a vida inteira sendo honestas e verdadeiras, e tem uma vida totalmente miserável, e pessoas que mentem, são desonestas e tem uma vida totalmente confortável e próspera, por algum motivo, do qual não cabe a nenhum de nós julgar como certo ou errado atitudes de pessoas que têm essa postura diante da vida, pois cada um sabe de suas dores, e os motivos que as levam a ter tal postura está fora de questão.

A questão é, será que vale a pena ser honesto e verdadeiro sempre? Porque nos ensinam desde pequenos a ter tal atitude sensata diante as situações da vida se todos nós sabemos que a vida não é esse conto de fadas que nos contavam e que nem todos serão felizes no final? Porque sim a vida é injusta, e se você olhar ao seu redor, vai ver pessoas que têm muito, e outros que não tem nada. Somos tão gananciosos, temos tantos recursos dos quais todos poderiam ter acesso, se não fosse pelo puro egoísmo de administrarmos de tal forma que sempre estamos em crise justamente porque governam para si mesmo. Conclui se que não é sensato julgar tal atitude de mentir de alguém, pois ; quando se trata de sobrevivência, ainda somos meros primatas lutando pra sobreviver na vida.

Víctor Sigmaringa
Enviado por Víctor Sigmaringa em 04/03/2016
Reeditado em 04/03/2016
Código do texto: T5563144
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.