8 de Março

Em 8 de março de 1857, operárias nova-iorquinas, que reivindicavam melhores condições de trabalho, equiparação salarial e tratamento digno, foram trancafiadas e queimadas vivas. O dia em que, atualmente, homenageamos as mulheres não é, e nem nunca foi, um dia festivo.

A escolha de uma data tão fatídica ressalta a luta feminina pela igualdade de direitos e de tratamento, assim como tenta evidenciar as conquistas que foram decorrentes do empenho das mulheres. Serve para incentivá-las a manterem-se firmes na intenção de mudar a realidade de submissão e descontentamento a que estiveram, historicamente, subordinadas.

Espero ansiosamente pelo dia em que não haverá barreiras entre homens e mulheres. Não apenas no que diz respeito à igualdade de oportunidades e direitos, mas também no tocante à possibilidade de convivermos em maior harmonia. Que chegue a época em que nós homens sejamos mais educados e gentis, mais atenciosos e prestativos. Que chegue o momento em que possamos assumir a frente de nossas próprias batalhas, mas que estejamos prontos para acompanha-las e apoia-las naquelas que vocês decidirem comandar.

Para vocês, mocinhas, um feliz dia das mulheres. Continuem fazendo o que fazem!