ESCOLAS  ASSOCIADAS
 
 Colégio Internacional Everest desenvolve projeto especial para a reflexão sobre a “Consciência negra”
 
“Consciência negra”: aboliu-se a escravidão, mas não o preconceito
 
Quilombo dos Palmares, uma comunidade negra situada em Alagoas, foi o refúgio dos escravos, válvula de escape contra os maus tratos, a repressão e o terror que viviam nas senzalas.
Em 20 de novembro 1695, Zumbi dos Palmares (rei quilombola) entrou para a história da luta dos negros no Brasil, como o grande líder a ser decapitado em prol da liberdade dos escravos.
O dia da “Consciência negra” foi criado em 2003 e a Lei instituída em 2011, cujo principal enfoque promove uma reflexão a respeito da inserção do negro na sociedade brasileira.
 
O início do trabalho, o plantio da ideia
Na semana anterior à data em questão (20 de novembro), os alunos e pais do Ensino Fundamental I foram convidados a refletir sobre o tema a partir da leitura do poema  “Consciência Negra”, de Nair Lúcia de Britto (publicado na revista virtual P@rtes).

A ideia é que os pais pudessem conversar com seus filhos sobre o tema e que as crianças fizessem um registro dessa conversa por meio de um desenho.
 
Muitos alunos participaram e trouxeram desenhos que ficaram expostos na biblioteca no Dia da Consciência Negra.
O grande dia (20), a satisfatória execução
 
Pela manhã, o Projeto começou acolhendo os alunos do Ensino Fundamental I na biblioteca. Todas as turmas tiveram um momento de bate-papo: conversaram sobre o porquê da data, a importância de se ter uma “consciência negra” no Brasil, o respeito às diferenças e a todas as outras etnias. Os alunos também tiveram contação de histórias de literatura africana ou que traziam como tema a “consciência negra” e o respeito pelas pessoas.
Os alunos de 1.º e 2.º ano ganharam, também, bonequinhos, que foram confeccionados em todas as cores, para colocarem em sua roupa durante o dia. Os bonequinhos representavam o amor e o respeito que se deve ter pelas pessoas, independemente de cor de pele, e também como homenagem ao maior líder negro do Brasil, Zumbi, que representa os que sofrem por preconceito e exclusão social.
No Ensino Fundamental II, os alunos assistiram à apresentação informativa sobre o Dia da Consciência Negra. Também foi feita uma abordagem sobre a literatura africana e sobre seus grandes autores contemporâneos, como Mia Couto. O momento contou também com a participação dos alunos do 9º ano, que leram, durante as aulas de inglês, o livro A Time do Kill, de John Grisham, que trata, dentre outros temas, da questão do racismo. Os alunos puderam conversar sobre o tema na perspectiva ESCOLAS ASSOCIADAS
 
trazida no livro, também demonstrando a importância de se formar uma consciência de respeito, contra o preconceito. Por fim, a comemoração teve encerramento com a música “Zumbi”, de Jorge Ben Jor.
O depois, a grande colheita
O resultado do projeto, além de satisfatório e notório para toda a comunidade escolar, motivou os alunos a elaborarem desenhos e frases sobre tudo o que puderam aprender e refletir. Mas, o mais importante, foi poder ter a oportunidade de plantar mais uma sementinha de respeito e amor ao próximo no coração de nossas crianças.
Tudo é humano,
Bem diferente
Assim, assado,
Todos são gente
Cada um na sua
E não faz mal,
Di-ver-si-da-de
É que é legal!”
Trecho do livro “Diversidade” de Tatiana Belinky
Referências:
BELINKY, T. Diversidade. São Paulo: Quinteto Editorial, 1999.
Acesso em: 15/11/2015
Fonte: Comunicação Colégio Internacional Everest
Data: 27 de novembro

Ilustração: Obra de Cândido Portinari
Colégio Internacional Everest/SINEPE/PR
Enviado por Nair Lúcia de Britto em 12/03/2016
Reeditado em 12/03/2016
Código do texto: T5571745
Classificação de conteúdo: seguro
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