EDUCAÇÃO - A MUDANÇA QUE TODOS ALMEJAM NO BRASIL

Analisar nossa caminhada na “Nave azulada” não é tarefa fácil. Mas uma das cadeiras que cursei em História, na mesma Universidade de Maringá/PR (UNICESUMAR) onde pós-graduei em Docência no Ensino Superior, chamada de ‘FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO”, me permite pelo menos humildemente, “rascunhar” sobre as ideias que fervilham minha mente nesses tempos de “canoa em mares revoltos”!

A sociedade brasileira em seu eterno processo de construção, hodiernamente passa por um período, diria alguns o mais conturbador de sua história! Há a necessidade de fazermos uma análise profundamente crítica da sociedade onde estamos inseridos. Hoje, com o advento da tecnologia, expansão da internet e o surgimento das redes sociais, cada individuo ampliou seu poder de comunicação e consequentemente o direito de ser ouvido em terras antes nunca exploradas. Como se tornasse “onisciente”! Sempre tivemos a capacidade de ampliar e criar “adereços” às nossas limitações físicas como expandir nossa velocidade através de aviões e carros, como exageradamente aumentar nossa força através das máquinas, como também a expansão de nossa visão, audição, abrangendo todos os sentidos humanos!!!

É de bom alvitre, que no campo social, cada pessoa tem um papel incomensurável na construção da civilização que temos. Como professor atuante, desde a época onde lecionava na rede estadual de Santa Catarina, em muitos colégios públicos sendo o titular das disciplinas de FILOSOFIA e SOCIOLOGIA, minha preocupação com todos os que foram meus alunos era entender todas as modificações da sociedade hodierna e o quanto tudo isso modificava ou atingia direto ou indiretamente nossas vidas de cidadãos inseridos nesse processo.

Nunca defendi teses mirabolantes ou utópicas que distanciassem do homem cidadão, do individuo comum, de cada um que compõe esse grande tecido social.

Quando vejo homens públicos que dizem se dedicar para a melhora da nossa população, sinto um vazio gigante na preparação desses elementos, aliás, não somente por falta de diploma acadêmico, mas por um vazio filosofal e científico. Não podemos aceitar políticos que se apoderam do termo DEMOCRACIA para perpetuar sua ignorância política e acadêmica com justificativas evasivas em total via de atrito com o campo científico. A sociedade desde as Eras primevas em sua construção, nos ensinou que a ciência é eficiente na área do conhecimento e somente ela nos faz evoluir individualmente e coletivamente!!! Nisso, não podemos olvidar que seria uma catástrofe desperdiçar as intervenções lógicas para melhorar o campo científico e isso só se adquire através de ensino sistematizado, onde se aprende e também ensina, numa rede de propagação para uma melhora conjunta!!!

Sem a escola, infelizmente não ocorreria a instrumentalização do homem atual e sua construção da rede social existente fisicamente, inclusive as virtuais. Nós seres humanos somos resultados de vários fatores de transformação no decorrer da história. Um país se constrói não somente pelos aspectos sociais, mas também igualmente por sua complexa economia através de valores simbólicos como dinheiro, preponderantemente presente em inúmeras culturas. Por mais simples que pareça, o Homem construiu valores agregados, simbólicos, que o conduziram para viver em sociedade, tudo isso graças ao raciocínio lógico, que conjuntamente com o mundo físico que vivemos, coabitamos com o virtual, o abstrato, através de toda a teoria sintetizada, armazenada e propagada!!!

Hoje, podemos mudar a Presidente, os Deputados, os Senadores, mas o que precisamos realmente é de indivíduos envolvidos com a ética, com a moral e com o sentimento coletivista de humanidade!!! Porque é o sentimento de humanidade que nos transforma em seres sociáveis e preocupados com tudo ao nosso redor, seja com outros humanos, com as plantas, animais, etc...

A composição dessa humanidade estendida ao campo político, considerando que a formação do representante hodierno eleito nas urnas, deverá ser acompanhada por uma posição séria diante da sociedade que os mesmos ousam representar.

Essa postura deverá ser independente, consciente e principalmente livre de ideologias que corroem e causam misérias aos governados, tendo o mesmo a ousadia de propor mudanças ao seu partido, que na maioria das vezes traz um estatuto idôneo, mas totalmente apodrecido pelos seus componentes. Qualquer chefe de Estado que sem investir nos professores e na Educação em geral, jamais conseguirá erguer uma pátria. O resto é consequência!!! Um sistema jurídico, médico ou de Previdência social que ampare no porvir seus idosos, são frutos de um povo bem educado. Nenhum governo no Brasil se preocupou com essas bandeiras como sendo prioritárias.

O Brasil é um país de mordomias, onde funcionários públicos de alto escalão, juízes, promotores e políticos se esbaldam em benesses camufladas de auxílios, muitas vezes não fazendo jus ao que recebem. Estamos fadados ao caos, ao insucesso social, desde que não tomamos a Educação como item primordial para mudança da sociedade. Quando aceitamos políticos semianalfabetos serem candidatos, fazemos uma ode silenciosa à ignorância disfarçada de país democrático. Mesmo em países democráticos requisitos básicos deveriam ser cumpridos, pois para concorrem a funções públicas e privadas, na maioria das vezes, se analisa o histórico escolar do indivíduo e principalmente sua vida acadêmica!!! Por que para dirigir uma Nação ou representar o povo, mesmo na instância política mais baixa que é Câmara dos Vereadores, não há a necessidade de um histórico acadêmico???? Isso é uma verdadeira apologia à IGNORÂNCIA, disfaraçada de aspectos democráticos. DEMOCRACIA não se emerge do ”vale dos ignóbeis”!!! É isso que se tornou Brasília: Um curral de malfadados esbanjadores do dinheiro público que parecem porcos se refastelando num acepipe que nunca termina!!!

Toda sociedade que se preza, os seus governantes deveriam conhecer das teses positivistas, do materialismo histórico, do estruturalismo e principalmente do funcionalismo cultural.

Nossa sociedade contemporânea brasileira deita com a cabeça cheia de dúvidas e acorda sem soluções!!! O Brasil padece de um desgoverno, pois admite uma oposição “acoelhada”, que não contribui e não trabalha para o crescimento da Nação. Seja oposição ou situação, todos foram eleitos para trabalharem e nessa balbúrdia de “brigas políticas”, quem perde é a sociedade brasileira. Perdemos efetivamente quase 3 ( três) anos de governo, com “bisonhices” que não leva o País a nada. Oposição deve sim ser oposição e trabalhar!!! Situação deve sim governar e não procurar se manter no poder com total desrespeito ao povo que os elegeram.

Dentro da política brasileira, além das passeatas que refletem a insatisfação do povo, merece que seja direcionado um olhar mais cuidadoso, mais profícuo, sobre os dilemas que a vida em sociedade nos traz!!!

Para que esse debate se torne a cada ano, mais aprofundado, o povo deve dar um “soco” na preguiça e ESTUDAR. Mas, estudar para valer, não somente ir na faculdade para comer a “merenda”, colocar um “canudo” debaixo do braço e sair por aí propagando asneiras!!! Se for por esse caminho, corre-se o risco grande, de virar político e ganhar o cargo de governador ou até mesmo de Presidente!!! O Brasil iniciou-se numa aventura lusitana, mas cabe ao povo conduzí-lo ao ápice do desenvolvimento de País de primeiro mundo!!! Para isso, basta que tenhamos o COMPROMISSO PRIMORDIAL COM A EDUCAÇÃO, O QUE É UM DIREITO E DEVER DE TODOS!!!

TELÊMACO MARRACE – 15/03/2016