A comunicação nas redes sociais

“Não podemos nos banhar duas vezes no mesmo rio porque as águas se renovam a cada instante.”
Heráclito


 
A comunicação, em especial a escrita na internet, por conta da pressa, pode gerar interpretação incorreta. Tanto pela forma que foi redigida, ou pela interpretação de quem leu. Nasce a dúvida e a busca pelo entendimento da mensagem. E da forma mais simples a pessoa questiona: não entendi o que você quis dizer. O mensageiro tenta explicar, mas a sua explicação gera mais dúvidas, ou porque o mensageiro não é mais a mesma pessoa, reformulou, ou o outro lado perdeu o interesse. Instala-se a desconfiança. As explicações não convencem e novas dúvidas vão surgindo. A busca pela verdade sai do mundo real e virtual, para a transcendência. Afinal, o que é a verdade? Teoricamente é a afirmação do que é correto, dentro da realidade apresentada. Por outro lado, o indivíduo predisposto a não crer, colocará em dúvida. Alguém já definiu que a verdade absoluta é aquela que é verdade todo o tempo e em todos os lugares, ou seja, o que é verdade para uma pessoa é verdade para todos. Todos precisamos de água para saciar a sede, logo, isso é uma verdade absoluta. Assim é fácil. Na ontologia a verdade muda de figura. A minha verdade pode não ser de todos. E cada um a tem, de acordo com seus princípios, valores e por aí vai. Para os evangélicos arraigados, a verdade está na Bíblia. Buscar a verdade e comprovar a veracidade dos fatos é uma busca permanente da humanidade. Para não alongar, voltemos à comunicação nas redes sociais. O que escrevemos, ou mesmo verbalizamos em áudios, suscitam dúvidas ao interlocutor. Desconfiança, medo, insegurança, e, também, o contrário. Podemos nos encantar com os argumentos expostos. E o que foi dito ontem, como verdade, já não o é no dia seguinte, nem mesmo para quem formulou, pois a impermanência é uma característica da vida. Tudo está em movimento e muda o tempo todo. Subjetivamente a minha ou a sua verdade passada, já não está presente e o presente é uma sucessão de agora
   A comunicação em si, pode esclarecer, como pode confundir, gerar mal entendido. Nas redes sociais os diálogos se atropelam. Se entre duas pessoas já é complicado, imaginem em grupo. Um fala de um tema, que é atropelado por outro internauta falando de outro assunto, palavras resumidas, tudo dito às pressas. Não estamos falando de fofocas, tema para outro artigo. Laços de amizades e amorosos se rompem à partir de algumas formulações equivocadas.
   "Na sociedade da informação há cada vez mais a necessidade das pessoas em se comunicar e compartilhar informações, e por meio das redes sociais digitais este é um processo muito natural” (Juliana Bulhões).
    A internet trouxe muitos benefícios. Aproxima mais, que afasta. Além de ampliar a informação, anteriormente restrita aos jornais, revistas, rádios e canais de televisões.
Deu para entender?


 

Principais redes sociais:

Facebook
Twitter
Google +
LinkedIn
Instagram
whatsapp
You Tube
Qzone
Sina Weibo


Imagem: www.lazarofarias.com.br