RELATIVIZAR A MORALIDADE?

A pós-modernidade as vezes pode se tornar um perigo se não a entendermos na sua complexidade, pois em debates com alguns professores marxistas da UFRN no curso história, eu expus a elementar questão: Se os valores sociais vinculados à ética e a moral são mutáveis, é correto afirmar que, aquilo que hoje é proibido e causa repulsa a sociedade, como por exemplo, a pedofilia, um dia será relativizado e aceito?.

O que é preocupante e nos mostra que a onda pós-moderna de pensamentos discordantes do marxismo cultural as vezes se torna um perigo para o bem está da ética e da moral social.

Esta pergunta eu fiz a um professor que estava criticando os valores judaico-cristãos e colocando estes valores numa esfera temporal do passado, o que, segundo ele, tais valores não funcionariam numa sociedade mais complexa e científica como a nossa atual.

Seguindo o raciocínio secularista do professor, propus que as mudanças paulatinas da pós-modernidade resultariam futuramente em novos conceitos morais contrários aos que hoje são defendidos e que amanhã, segundo sua posição, seriam destronados e substituídos em nome do progresso da pós-modernidade.

Se assim a cultura moral seguir, onde estarão os valores da conduta humana no futuro. Certamente começarão a relativizar os conceitos de assassinatos e purificação social pela eugenia. Uma sociedade com leis morais afrouxadas tende ao fracasso e ao descontrole coletivo.

Lililson
Enviado por Lililson em 03/07/2016
Reeditado em 22/12/2023
Código do texto: T5685850
Classificação de conteúdo: seguro