O HINO DAS OLIMPÍADAS-RIO 2016

O HINO DAS OLIMPÍADAS-RIO 2016

FlavioMPinto

Ao anunciar-se a música-tema que regerá as Olimpíadas do Rio de Janeiro-2016, já esperava mais uma cariocada. Se bem que tinha esperança que, desta vez, num evento internacionalista, eles, os cariôcos, como diria Lauro Quadros, não ousassem tanto.

Mas ousaram e nos apresentam uma música com o ritmo que representa o que de mais chulo existe no cenário musical brasileiro: o funk. Se bem que esse ritmo, e essa cultura, é considerado pelos cariocas patrimônio cultural. Tudo bem. Tem gosto para tudo. Eles podem considerar tudo isso, mas não devem esquecer que Olímpíadas é evento INTERNACIONAL e assim deve ser encarado. Todas as músicas-tema de Olimpíadas são assim. Só para lembrar Reach, contada por Gloria Estefan , em Los Angeles, a do ursinho ishaem Mscou e a inesquecível Amigos para siempre , com o notável Plácido Domingos em Barcelona para sentir-se o que representa a música-tema para o evento. Já os cariocas tem, como seu representante musical na abertura dos Jogos a cantora Anita, a fina flor do funk carioca que só atrai sexo, letras maliciosas e drogas em bailes horrorosos nas favelas e clubes cariocas. Mas parece que vai dar zebra, pois, comenta-se, que o Governo Federal se recusa a pagar a participação da funkeira.

O Brasil não é funk e não merece ser representado por esse ritmo e os cariocas não te o direito de avocar-se a impor uma dança que é típica deles. Não é o caso de se invocar cerceamento de opinião proibindo-se a apresentação desse ritmo. Mas é de se reconhecer os efeitos maléficos e morais que gera nas apresentações.

A Olimpíada brasileira já começa a destoar das que a antecederam, principalmente neste aspecto filosófico: o que representam musicalmente. O país que a organiza e o que deseja aos atletas participantes.

Não é um bom começo e , com certeza, teremos muitos tropeços dessa magnitude no meio da jornada.E o passado dos cariocas nesse tipo de evento é desastroso. O Pan ali realizado não deixou uma pedrinha sequer de rescaldo: tudo foi destruído pela incompetência, falta de responsabilidade e zêlo do povo e seus representantes com dispêndio enorme para o Erário nacional. Saliente-se que estes jogos estão sendo financiados pelo Brasil com melhorias exclusivas na capital dos “cariôcos”. Nenhuma outra cidade foi beneficiada. Assim como foi no Pan.