REPRESENTANTES E REPRESENTADOS

REPRESENTANTES X REPRESENTADOS

Quem é maior: o representante ou o representado? Nunca se ouviu dizer que um representante enviasse o representado em seu lugar. É sempre o representado que envia, que manda. E o representante, se aceitar a incumbência, deve obedecer e restringir-se às ordens, defendendo os interesses da pessoa que o mandou, isto é, de seu representado.

Por que, então, na política ou, melhor dizendo, na democracia é diferente? Prefeitos e vereadores, governadores e deputados, presidentes e senadores, escolhidos pelo povo para representá-lo no exercício dos seus direitos democráticos, por que se acham melhores e merecedores de regalias jamais recebidas, na maioria das vezes nem sonhadas pelo povo, seu representado?

Não se pretende que os representantes do povo devam trabalhar de graça. Mas seria justo que não recebessem proventos superiores ao do povo que representam.

Mas quem iria deixar seus benefícios profissionais, muito superiores quase sempre ao do povo em geral, para aceitar e assumir um compromisso de menor remuneração? Os descompromissados profissionalmente ou, melhor dizendo, os aposentados, que passariam a ter, no exercício de seu mandato político, uma remuneração adicional, equivalente à do povo, e não essa exorbitância de favores e mordomias.

Da mesma forma que a Pátria, em nome da Segurança Nacional, exerce seu direito de convocar a mocidade para servi-la nas Forças Armadas, em nome dessa mesma Segurança Nacional, Ela, a Pátria, tendo em mãos os currículos dos cidadãos aposentados, apresentá-los-ia como candidatos à eleição para os diversos cargos políticos de acordo com a aptidão ou habilitação de cada um.

— Ah, mas isso não seria democracia e sim tecnocracia! — afirmarão aqueles que não comungarem estes pensamentos.

Deem o nome que quiserem, não importa. O que se pretende aqui é mostrar que há uma inversão de valores democráticos: os representantes do povo se achando e agindo como se fossem superiores ao povo.

Quem sabe, através das redes sociais, hoje difundidas para todos os lares e celulares, este texto leve o povo a pensar mais profundamente...

Se você concorda, compartilhe!