HIPOCRISIA

HIPOCRISIA

Coisa desagradável ao extremo é nos depararmos com a hipocrisia! Definido, ela é o ato ou efeito de fingir, de dissimular os verdadeiros sentimentos, intenções; nada mais é que fingimento ou falsidade. O hipócrita é alguém que é sempre insatisfeito consigo mesmo. A palavra hipócrita em sua raiz vem de hipó (abaixo) + xrites (critica, julgamento), ou seja, o hipócrita é alguém que tem um comportamento “abaixo da crítica”. Em vários segmentos da nossa sociedade humana, ambiente de trabalho, famílias, igrejas, sempre surge um ponderável número de hipócritas, gente que não compatibiliza o discurso com a ação.

Esses vícios da atividade humana se fazem sentir em todos os quadrantes onde existam pessoas que não são coerentes com princípios sociais e com a moral de convivência. Hoje, com o advento das chamadas “redes sociais” é o que mais se vê, por aí. Há dias tive que repreender uma participante do Face-Book, que num dia destilava veneno e ódio em suas perorações políticas, e no outro postava melosas mensagens de espiritualidade (ou espiritualismo?) revelando a inconsistência de suas atitudes, onde um comportamento não condiz com o outro. Quem produz ou comparti-lha um veneno tão amargo não pode ter no espírito e no coração os sentimentos da mensagem mística que divulga. É uma questão de coerência! Quem é incoerente nas coisas mais simples, não deixará de ser hipócrita nos temas mais complexos.

Jesus em sua pregação não cansou de invectivar a hipocrisia dos seus adversários, como legítima ação de Satanás (que ele chamou de “fermento dos fariseus”): “Ai de vocês doutores da lei (os teólogos daquele tem-po), escribas e fariseus que coam um mosquito (se importam com as minúcias) e engolem um camelo (deixam passar os fatos mais graves)”.

Nesse contexto, um hipócrita é uma pessoa que finge e exibe uma re-ligião sem servir a Deus de coração, como o povo que limpava o exterior do copo mas deixava o interior sujo. Eles eram como sepulcros caiados, que pareciam belos e adornados, mas por dentro estavam cheios de podridão. Jesus disse, “Assim também vocês exteriormente parecem justos aos homens, mas, por dentro, estão cheios de rapina e hipocrisia”. Há muitos hipócritas que vão às igrejas, pessoas que tentam impressionar os outros com uma fina camada externa de santidade, mas se o interior for visto, ali há pensamentos impuros e motivos torpes A religião hipócrita não alcança nenhum favor diante de Deus.

Há casais que são hipócritas mentindo um para o outro, enganando o parceiro na infidelidade das coisas financeiras, comportamentais e sexu-ais. Nenhum tipo de sociedade humana subsiste à hipocrisia.