Os cristãos do Coliseu

Manifestações de júbilo a respeito da morte da Marisa estão me causando nojo! Juro, ânsia de vômito no sentido físico da expressão mesmo.

Isso serve também para quem parece desumanizá-la por interpretar como "glorificação" as informações sobre sua vida e morte. Qualquer pessoa com o mínimo de educação percebe que desumanizar alguém e regozijar-se com sua morte e com o sofrimento alheio é desumanizar a si mesmo.

Os romanos que estendiam seus polegares no Coliseu eram assassinos tão sanguinários quanto os gladiadores que enterravam suas espadas e davam o golpe final em outros gladiadores, em animais e, muitas vezes, naquelas pessoas que começavam a disseminar o cristianismo na Roma antiga e desagradavam aos imperadores.

Não estou falando de um partido político ou de uma história de vida. Estou falando de humanidade, gente, na boa! Eu diria a mesma coisa para quem quer que fosse. No caso, é a mulher do Lula, mas poderia ser a do Trump ou a do o Bolsonaro ou a mãe de alguém que está lendo esse texto e consegue ser capaz de imaginar uma pessoa chegando em seu velório e cochichando as falhas humanas que ela teve em vida; justificando, entre bocas pequenas, sua doença, seu sofrimento, sua morte.

Juro que queria que essas pessoas fizessem essas mesmas horríveis afirmações, apresentassem as mesmíssimas argumentações num jantar descontraído, longe do luto desse quem quer que seja, na companhia de um certo cara simpático muito mencionado por aí, chamado Jesus Cristo, só para ver o pito que iam levar.

O que mais me surpreende é que essas mesmas pessoas afirmam acreditar veementemente nesse cara simpático. E dizem que até o seguem!

Deve ser no Twitter e nas outras redes sociais, onde "seguir" é sinônimo de tietar um famoso, dizer por aí que gosta dele, mas não o conhecer a fundo, não ter a mínima ideia de sua história, de sua vida pessoal e não aprender absolutamente nada com ele.

(Os cristãos do Coliseu - Saulo Pessato)

Artigo de opinião

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/5901345