PONTE DO SANTA LÚCIA: MANUTENÇÃO URGENTE OU UMA TRAGÉDIA ANUNCIADA

PONTE DO SANTA LÚCIA: MANUTENÇÃO URGENTE OU UMA TRAGÉDIA ANUNCIADA.

O famoso conjunto Santa Lúcia, que provavelmente no futuro ganhará o “status” de bairro, e que atualmente integra o bairro Jabotiana (ou como quiseram os “valorosos e trabalhadores” vereadores da bela cidade de Aracaju/SE, da legislatura 2012-2016, bairro Jabutiana, como se a mudança do “o” para o “u” trouxesse melhoria na infraestrutura), e que fica logo após os conjuntos “JK” e Sol Nascente, ganhou nos últimos dez anos, aproximadamente 5.000 (cinco mil) famílias.

Para quem reside neste valoroso conjunto sente o prazer da localidade, que ainda conta com uma certa tranquilidade e ainda uma vasta área que vem sendo ocupada por inúmeras construções promovidas pela especulação imobiliária, talvez por isso tem sido o local apropriado para as famílias que buscam esta localidade, principalmente para os novos casais. Trata-se de um conjunto que já conta com os atrativos de farmácias, restaurantes, mercadinhos, etc, além do crescente comércio que vem tomando conta dos conjuntos JK e Sol Nascente que viabilizam uma moradia interessante.

É evidente que no tocante a asfaltamento e melhoria na infraestrutura as prefeituras de Aracaju e São Cristovão estão deixando a desejar, justifica-se pela incompetência administrativa notória. São Cristovão foi citada pois parte do conjunto Santa Lúcia integra o Município desta que é a quarta cidade mais antiga do país, mas que não tem tido sorte com seus administradores.

Seja como for, o Conjunto Santa Lúcia está crescendo muito e rapidamente, porém existem dois grandes problemas que precisam ser enfrentados imediatamente. O primeiro diz respeito ao canal que cerca o Conjunto, para alguns é um braço do Rio Sergipe e para outros é do Rio Poxim, independentemente do nome do Rio, o fato é que quando chove muito, todos os moradores ficam apreensivos, pois quando alaga a região próxima a ponte que liga os conjuntos mencionados, a maioria dos carros de passeio ficam impossibilitados de passar. Não é corriqueiro, mas última vez que isto ocorreu no período de chuvas no ano de 2015, foram dois dias em que muita gente não pode sair de casa. Teve até alguns que aproveitaram para andar de jetsky, já que ir ao trabalho estava difícil.

O segundo e o maior problema é justamente a ponte sobre este canal. Ponte construída há mais de 30 anos, para uma realidade totalmente daquela existente nos dias atuais. Imaginem que pela projeção dos lançamentos imobiliários, no ano de 2017 mais 1000 famílias irão residir no Santa Lúcia, multipliquemos ou somemos isto com os moradores já existentes, principalmente em relação aos veículos que passarão por esta ponte nos anos vindouros. Ou seja, desabamento anunciado, não só para a minha família mas para tantas famílias que residem neste conjunto.

Agora pergunto: existe algum projeto para manutenção por parte dos Entes Federados que se beneficiam com os tributos que circulam nesta região em prol da ponte ou até mesmo para alargamento desta? Existe algum projeto de limpeza do canal para viabilizar o escoamento das águas? Existe alguma proposta de PPP – Parceria Público Privada ou Consórcio Público em prol desta ponte que tem vida útil já expirada? Respostas respectivamente: NÃO. DE JEITO NENHUM. ESTÁ DE BRINCADEIRA.

Assim, registro esta minha preocupação com vidas que poderão ser perdidas, além dos inúmeros problemas que serão causados com eventual queda da ponte, que para mim já existem responsáveis para futuras ações penais e cíveis, ou seja, o senhor Governador do Estado, o senhor Prefeito de Aracaju, o Senhor Prefeito de São Cristovão, os proprietários das construtoras dos empreendimentos lançados nos últimos 10 anos, os senhores proprietários de empresas de ônibus que fazem linha cujo itinerário engloba o Santa Lúcia e os senhores membros do Ministério Público do Estado de Sergipe, por não adotares as medidas legais cabíveis, principalmente após a publicação deste artigo, sob a hipótese de alegarem desconhecimento de causa.

Encerro desejando a todos os moradores do Santa Lúcia o despertar para o problema IMINENTES e todos procuremos os EMINENTES responsáveis pela “coisa pública” para uma solução urgente a respeito deste tema.

Alessandro Buarque Couto

Professor de Direito

Abc_bra@hotmail.com