Viúvas, 53 anos depois

VIÚVAS, 53 ANOS DEPOIS

Parece que algumas pessoas não querem entender que nenhum governo pode cometer crimes, a despeito de alguns cidadãos eventualmente o fazerem. Nem mesmo para puni-los.

Parece que algumas pessoas não querem entender que, contra uma ditadura, governo ilegítimo já na sua origem, as formas de combate são absolutamente distintas daquelas disponíveis em qualquer democracia.

Portanto, está mais do que na hora de parar de querer equiparar crime de Estado com resistência legítima ao arbítrio, a fim de pedir condenação idêntica, primeiro aos que lutaram contra a opressão, depois aos opressores, sempre crueis e sanguinários, que agiram impunemente à sombra do poder tirânico.

Aos que refutam afirmando “me poupe, eu vivi a ditadura e fui muito feliz”, eu responderei:

“Desculpe-me, ninguém pode viver feliz sob qualquer ditadura. Mesmo sendo alienado ou oportunista. Pode viver bem e com muito dinheiro, às custas do sacrifício da grande maioria, mas jamais feliz.”

Aos que bradam “não vivemos nenhuma ditadura militar, estamos sim, há alguns anos, vivendo a ditadura que quer impor o comunismo no país”, direi com singeleza:

“Que mania besta essa que as pessoas têm de ver comunismo em tudo! Basta não concordar com a estupidez do reacionarismo e dos fundamentalismos que nos assolam para ser classificado como comunista? Está na hora de as pessoas abrirem um pouco as suas mentes.”

Aliás, como já lembrou alguém, “se estivéssemos vivendo uma ditadura de esquerda, não estávamos na mão de Temer”.

(Amilcar Neves, 01.04.2017)

OBS. 1: Era para ter sido publicado na “data comemorativa” do golpe, mas fiquei sem internet no dia 1º de abril.

OBS. 2: Existe uma foto feita por Jesco von Puttkamer (1919-94), fotógrafo brasileiro descendente de alemães, que mostra um homem sob tortura sendo carregado em pau de arara pela Guarda Rural Indígena em uma parada militar cívico-educativa na cidade de Belo Horizonte, no ano de 1970. Apesar de chocante, vale a pena procurar na internet pela imagem e pelos textos associados a ela.