EM DEBATE - A CRACOLÂNDIA

As falas, opiniões, e todas as expressões aqui registradas (debate sobre o tema) cada uma delas depende do berço, da história de vida que se teve, da educação, da formação, da visão de mundo que se formou durante a vida, da consciência de cada um e não se pode deixar de mencionar, do modo de vivenciar o ser cristão, que manda ver o outro como próximo.

Muitos o fazem pelo entendimento do que consideram ser dever do Estado; outros o fazem pensando no que é conveniente para si - estes acham que varrer o problema para longe de suas vistas está de bom tamanho; existem aqueles para quem a Saúde Pública, paga com o dinheiro dos nossos impostos, tem que dar conta; há ainda os que discutem e querem resolver o problema de uma maneira rasa, encerrando a discussão de maneira chula e medíocre; outros ainda devaneiam, apontando solução que serve para uma variedade imensa de problemas, quando não se tem argumento (tipo leva para casa); há também os que olham as questões do ponto de vista ideológico e estes dão contribuição preciosa, porque possuem grande capacidade de análise, conhecem História e são bem informados; também existem os que abordam os temas de maneira científica. Como os profissionais da Medicina, da Psicologia, do Direito, da Administração Pública, da Filosofia – resumindo – todas as áreas do conhecimento.

Esse leque de expressões, opiniões e falas, formam um mosaico, à maneira de um calidoscópio.

Para trabalhar e chegar a um consenso é necessário preparo, de acordo com o campo em que se atua.

Se o agente estiver numa empresa de sua propriedade, ele agirá de acordo com uma das vertentes apontadas acima.

Se o agente estiver formulando um estudo, ele terá que se despir das suas idiossincrasias e chegar num consenso levando em conta todas as variáveis, parte delas, ou seguir uma vertente, de acordo com seu objetivo.

Se o agente estiver num debate, vai acontecer mais ou menos o que aconteceu aqui, dependendo da mesa e do público alvo. Quero crer que algumas expressões usadas aqui serão eufemizadas.

Se o agente for um detentor de cargo público, responsável pela solução da questão, ele terá de lançar mão de um método que consagra os critérios quando se fala da coisa pública: A Política, no sentido mais exato, verdadeiro, saudável e limpo da palavra: O BEM COMUM.

Neste caso, ele deverá ter nascido para isto, é vocação, é missão, é carisma, é saber trabalhar e olhar para o bom e para o ruim, para o feio e para o bonito, para o rico e para o pobre, para o são e para o doente, para momentos de grande realização e frustração, com muito ou pouco dinheiro, com os que lhe agradam e os que agradam de si, com os favoráveis e os contrários, com o que vem de fora, o que está dentro, o que sai, o que entra.

Se o agente público conseguir, se tiver sucesso, se obtiver aprovação do povo, parabéns, ele é um estadista e entrará para a História.

25/05/2017