VINAGRE E NÉCTAR

O complexo de inferioridade manifesta-se por meio do desejo de ser como outra pessoa, por causa da falta de autoestima, ou da baixa autoestima. O orgulho tem dois aspectos: o negativo e o positivo. O orgulho, na sua qualidade negativa, está eivado de arrogância, este argueiro que não permite que a pessoa perceba os próprios erros em sua vida relacional. Por outro lado, o orgulho, na sua qualidade positiva, é aquele que faz com que a pessoa reconheça, aceite e tente, dentro do possível, reparar o mal que causou a alguém, quer com palavras, quer com atitudes. O primeiro é vinagre; o segundo, néctar.

Olhar para si mesma e para as outras pessoas de igual para igual, sentindo-se a protagonista de sua própria história de vida, faz com que a pessoa comece a se amar e, com o passar do tempo, passe a pensar e a agir à sua própria maneira, sem medo de descortinar a sua natureza essencial, ou seja, a sua personalidade, o seu caráter e o seu temperamento, tornando-se alheia às críticas destrutivas e receptiva às críticas construtivas no ambiente social.

Carlos Henrique Pereira Maia
Enviado por Carlos Henrique Pereira Maia em 01/06/2017
Reeditado em 02/06/2017
Código do texto: T6015670
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.