A COMUNICAÇÃO EM XEQUE

Prólogo

Espero que meus diletos leitores apreciem este meu escrito sem a pretensão de concordarem ou discordarem.

Quero que leiam apenas por acreditarem, ainda, que informação e comunicação são armas poderosas para o progresso.

POR QUE ENTENDI QUE A COMUNICAÇÃO ESTÁ EM XEQUE?

Hoje (04h30min -10/12/2017), ao ligar meu laptop (muita gente boa conhece por notebook) para meus estudos sistemáticos (ordenados e metódicos) diários, deparei-me com está notícia em forma de reportagem:

"Homens e mulheres acima de 30 anos estão se tornando coaches". – (SIC).

Ora, em nosso país os estudantes quando muito concluem o ensino médio, mas quando lhes perguntamos se ainda estão estudando dizem, com empáfia, que já concluíram (terminaram) os estudos.

Neste mesmo país a maioria dos concurseiros não sabe que jia (Designação das rãs no Norte do Brasil) é escrito com "j" porque imaginam que é com "g"; a maioria dos eleitores elege analfabetos ou semianalfabetos, ex-jogadores de futebol, cantores, palhaços e assemelhados travestidos de políticos para representá-los no Congresso Nacional (Poder Legislativo)... Pergunto:

Como esses brasileiros (Autênticos inocentes úteis) irão definir e compreender a mistura da palavra de origem inglesa "coaches" com o nosso dificílimo idioma português?

CONTINUAÇÃO DA NOTÍCIA (REPORTAGEM)

"Talvez você ainda não saiba, mas o melhor caminho para se gerar riqueza em sua vida é ser o dono do seu próprio negócio. Em outras palavras, decidir o rumo do seu próprio nariz.". – (SIC).

O período acima foi (é) a complementação da notícia fornecida pelo Instituto Brasileiro de "Coaching" e, de forma subliminar (implícita), dá uma dica sobre o real significado da palavra alienígena “coaches”.

"Coaching" é uma palavra em inglês que indica uma atividade de formação pessoal em que um instrutor ("coach") ajuda o seu cliente ("coachee") a evoluir em alguma área da sua vida. Deu para entender?

CONCLUSÃO

Creio ser de bom grado explicar melhor a palavra “XEQUE”: Xeque significa perigo, contratempo, indicando uma situação arriscada e complicada. Mas, Xeque é também o título dado ao chefe de uma tribo árabe ou africana, ou mesmo um soberano de uma tribo.

No Brasil A COMUNICAÇÃO ESTÁ EM XEQUE porque a notícia: "Homens e mulheres acima de 30 anos estão se tornando coaches" seria melhor compreendida se fosse escrita totalmente em português, do modo abaixo:

"Homens e mulheres acima de 30 anos estão se tornando donos de seus próprios negócios".

_________________

NOTAS REFERENCIADAS

– Textos avulsos da Imprensa Brasileira;

– Assertivas do autor que devem ser consideradas circunstanciais e imparciais.