Acusações em redes sociais podem ter consequências graves!

A revolução das comunicações e das redes sociais em tempo real, trouxe comodidades, avanços, inovações....mas...trouxe riscos e muitas informações distorcidas e perigosas e mesmo acusações e difamações que podem transformar-se em processos judiciais e trazer sérias consequências a seus autores. Penas, multas e até prisões, dependendo da gravidade daquilo que se mostra e até do que se fala das pessoas.

As investigações e prisões de pedofilia e alguns crimes que se utilizam de imagens de crianças, idosos e até pessoas físicas ou jurídicas, já vem mostrando isso na pratica e até em reportagens de TVs., revistas e jornais. A descoberta de muitos crimes de corrupção e desvios e suas devidas provas foram possíveis a Policia Federal e ao MP e até aos Juizes, graças a apreensão de videos, conversas e filmagens e até degravação de códigos e dispositivos que se achavam "inexpugnávies"., inatingíveis, indecifráveis.

Assim ao acusarmos as pessoas de crime, roubo ou fazer menção que as mesmas pertençam a Organizações Criminosas ou Quadrilhas, precisamos ter provas concretas e reais, pois se a pessoa atingida ou ofendida quiser tomar providencias, a pessoa ou pessoas que colocaram em público as denuncias ou acusações terão o dever de provar os fatos ou poderão tornarem-se réus, pagar multas e até serem presas ou passarem a humilhação de se verem obrigadas judicialmente a se retratarem com o ofendido ou ofendida.

Muitos crimes, acabam impunes no Brasil, justamente por falta de provas materiais, testemunhas ou documentos comprobatórios dos fatos. Pessoalmente, ainda muito criança testemunhei com outras crianças um grave acontecimento, mas como as outras testemunhas também eram crianças, tentamos conseguir ajuda de adultos, mas como eram pessoas simples e tinham medo de represálias, ficamos no prejuízo e perdemos bens e recursos que na verdade nos pertenciam. Justamente porque não tivemos como provar os crimes contra nós.

Por isso, alerto aos jovens internautas e mesmo adultos amigos que tenham muita cautela, com essa onda de Todo mundo prende, denuncia, arrebenta etc...As vezes, fazer acusações é muito fácil, e ,muitos acabam ficando coma fama de heróis, corajosos, fodões etc..Mas o risco de sofrer um grave processo é real e tem bases legais em nossa legislação hoje.

Por isso, é preciso cuidados especiais com o que se diz das pessoas, uma coisa é criticar teses e posturas politicas e até projetos que prejudicam o povo, como vendas de empresas públicas, priatizações, demissões em massa de trabalhadores etc...A critica deve ser politica e bem articulada e pensada, é um questionamento, uma critica e todos nós devemos ter o direito de fazer e lutar contra se formos prejudicados ou vermos outras pessoas prejudicadas em nossas cidades,estados e país. Mas daí a chamar o autor ou autores de ladrões, corruptos ou bandidos já é diferente, precisamos ter cuidado, pois muitos que aparecem acusando não passam de fakes ilegais, ou seja, pessoas escondidas atrás de máscaras e que não colocam o rosto em seus faces ou sites, mesmo esses podem ser investigados e alcançados, mas, algumas pessoas se empolgam e acabam embarcando nesses acusadores gratuitos ou politicos interessados só em desestabilizar os seus adversários, é preciso cautela e inteligência.

Não podemos ser medrosos ou covardes, mas precisamos ser objetivos e inteligentes até para combater idéias ou politicas com as quais não concordamos e nos prejudicam e prejudicam a população e nosso direitos. Acusações e xingamentos a esmo, não ganham credibilidade e ainda acabam fortalecendo as pessoas agredidas ou atacadas desta fora, que acabam : "pousando de vitimas". POR ISSO FALO DE BOA FÉ E NUMA BOA, TENHAM CUIDADO COM ISSO.