Violência Infantil

Você conversou com seu filho hoje? Você já falou para sua criança, sobre abuso sexual?

Você sabia que 3 em cada 5 adultos já sofreram abuso sexual infantil? E que 90% deles nunca relataram isso a ninguém?

A cada 1 minuto uma criança é abusada sexualmente no mundo, enquanto você lê este artigo cerca de 6 crianças sofreram algum tipo de violência sexual.

Ficou assustado? Ótimo!

Na maior parte dos casos de violência sexual contra crianças, acontece por pessoas próximas a família: vizinho, tio, avô, pai, padrasto. Geralmente o abusador é aquela pessoa bom caráter acima de qualquer suspeita. Infelizmente não está escrito na cara da pessoa que ela é um abusador, por isso muito cuidado com as pessoas que cercam sua família.

Converse com o seu filho (a), explica que ninguém pode tocar o seu corpo, faça ele confiar em você. A maioria das crianças não contam para ninguém que estão sofrendo violência por inúmeros motivos: medo, vergonha, culpa...carregam este trauma para vida toda.

Às vezes escutamos relatos de pessoas adultas, que sofreram abuso sexual na infância e logo questionamos o porquê da pessoa estar falando isso depois de tanto tempo. Tente se colocar no lugar desta pessoa, imagine o quanto ela já sofreu e se culpou por essa violência.

Lembrando que para acontecer um abuso sexual, basta uma oportunidade, que a vítima sendo uma criança é totalmente vulnerável e não sabe o que está acontecendo, apenas identifica aquilo como errado e tem medo de contar para alguém, pois acredita que vão brigar e culpá-la pelo o que aconteceu.

Estes crimes ocorrem principalmente pela impunidade e falta de denúncia.

Foi criada uma lei com o nome da nadadora Joana Maranhão, na qual se leva em consideração que uma criança não é capaz de fazer uma denúncia sobre abuso, pois é vulnerável. Nesta lei fica estipulado que uma vítima de abuso sexual infantil, tem cerca de 20 anos após a maioridade para fazer uma denúncia.

Sem dúvidas foi uma grande conquista!

Mas converse com a sua criança, faça ela confiar em você. A melhor forma de acabar com a violência é instruindo os seus filhos.

Não seja omisso, falar sobre abuso sexual com as crianças, deveria ser igual explicar a importância de escovar os dentes.

Vamos acabar com a impunidade!

Para denunciar qualquer caso de violência sexual infantil, é necessário procurar o Conselho Tutelar, delegacias especializadas, autoridades policiais ou ligar para o Disque-Denúncia Nacional, o Disque 100, vinculado à Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.