FEMINICÍDIO !

O que me assusta no feminicídio é a inércia total do pai e/ou irmãos da vítima. Via de regra, sabem com antecedência da gravidade dos fatos, mas se omitem, deixam filhas ou irmãs nas mãos de covardes, quem tem pai ou irmãos assim não precisa de inimigo, é o próprio.

Se o pai ou irmãos da vítima reagissem em defesa da filha ou da irmã, certamente o canalha pensaria melhor antes de agredir a esposa ou companheira. Mas também existem outros covardes do outro lado da ponta: pai e/ou irmãos frouxos e corporativistas. No fundo, por omissão, estão ao lado do facínora e não da filha ou irmã.

A Lei Maria da Penha é um marco, uma vitória da sociedade, mas não foi suficiente para inibir os covardes do crime que praticam com a cara mais deslavada do mundo. As mulheres deveriam ser autorizadas, por lei, ao porte de arma para se defenderem em casos desta natureza, já que a justiça, a polícia e a família da vítima são ausentes.

Em casos de agressão ou morte, o assassino, no feminicídio, deveria responder ao processo em prisão preventiva, sem direito a habeas corpus, quando houver evidências claras.

A sociedade é omissa também, quando agredidas as mulheres pedem socorro, gritam, mas ninguém se mexe, todos fazem ouvidos de mouco : uma VERGONHA ! O réu, normalmente, responde ao crime em liberdade e a impunidade lhe assegura uma justiça (?) que só ocorrerá, talvez, 10 anos depois.

Mas, a bem da verdade, no estágio em que o problema se encontra no Brasil, se não houver uma ação/reação imediata provocada pelo pai ou irmãos da vítima, a tendência é piorar. Covarde só pára se for ameaçado e receber tratamento na mesma proporção.

Tenho várias netas, se alguma delas sofrer algum tipo de agressão, posso assegurar que não haverá segunda chance. Simples assim.

LC