Paradoxo das escolhas - O caso da sorveteria

Se o sorvete disponível é só de um sabor, a decisão é imediata, está feita. Quando são dois sabores, na verdade já existem três opções: Sabor 1, Sabor 2 e Meio-a-meio, o que leva a decisão imediata para um total potencial de até 2 minutos.

No sistema trifásico das sorveterias básicas (chocolate, morango e creme/nata), a decisão já aumenta exponencialmente para algo em torno do limite razoável de 12 minutos.

Mas quando a gente vai no paraíso do sorvete, com pistache, gianduia, nocciola, pignole e mais 109 sabores, incluindo 13 tipos de chocolate, a decisão pode levar semanas.

Estabelecido o paradoxo, porque a maior variedade disponível de opções deveria garantir que ao menos um se enquadra como preferido ou escolha óbvia. Porém, quanto mais opções, maior a confusão mental na tomada da decisão.

Moral da história: quanto menos opções, mais célere a decisão. Por que, então, temos esse estranho hábito de buscar ampliar o leque de opções quando, na maioria das vezes, as poucas opções disponíveis já satisfariam a questão? Possível resposta: Porque somos humanos e é típico dos humanos querer sempre mais.