FAMÍLIA - Não Conseguimos Fazer Nada Juntos

Ninguém pode desatar as redes que cercam sua família, os únicos capazes de tirar as pedras do meio do caminho são vocês. O inimigo de nossa alma sempre estará por ali, tentando te induzir a fazer o que você não quer, por isso muitas vezes a confusão acontece e vocês nunca conseguem fazer nada juntos. Seguem dizendo: Eu te amo. Mas, no fundo estão insatisfeitos com o relacionamento, pois não conseguem mais ouvir um ao outro.

Se não conseguimos fazer mais nada juntos é porque o modo, a maneira e a forma do outro agir atinge diretamente o meu ego, a minha natureza, a minha forma de ser. Repare, que quando o casal imagina a atitude do outro eles o fazem sempre na primeira pessoa (eu, meu, minha). Dessa forma eles nunca conseguirão controlar os seus sentimentos, pois em nenhum momento ele lhes oferece alívio e nem diminui as suas angústias. Na verdade eles te deixam mais tensos ainda, e o relacionamento fica pesado.

Ouvir nestes dias tem sido tão difícil que um dos casais nem começa a falar e um deles já está dizendo: Sim; É, eu sei; Entendi; Deixa comigo. Então: Como agir numa época onde muitas vozes se levantam, mas nenhuma é aquela que você queria ouvir? Acredite - “As suas reações nesta hora vão determinar aonde você quer chegar”. Vocês podem trilhar outros caminhos, mas o rito continua, e é mantido por causa da teimosia e do ego de cada casal. Eles foram tão estruturados e injetados dentro da família que agora vocês não possuem forças para reconhecer os erros e voltar atrás, com isso ficam se magoando um ao outro.

Talvez o apelo deste escritor não demonstre tanta força, e eficácia, mas vocês precisam e podem romper isto. Quando lemos o livro de Rute percebemos que Noemi ao perder o marido e os filhos fica rancorosa, e como opção despede as suas noras. Mas, em Rute estava injetado valores e conceitos que não a permitiam sair de perto de sua sogra.

Nesta batalha sua família já teve muitas perdas, e elas são inevitáveis. E, todas essas perdas trouxeram dor. Mas, vocês não desistiram, porque vocês sabiam que havia pessoas que dependiam das suas forças – os filhos, e quem sabe os netos. Portanto, pare de reclamar, de dizer que não vai dar, e passe a colocar a esperança de sua família, por completo, em Deus.

Dizer que confia e acredita em Deus nos tempos de bonança é mole. Todos nós sabemos que é nos tempos difíceis que nossas escolhas revelarão quem somos realmente. No momento mais difícil da vida de Noemi, o que Rute disse pra ela? “Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.” - Rute 1:16,17

Isso se chama família – “A família é a fonte da prosperidade e da desgraça dos povos” - Martinho Lutero. Por quê? Porque no final nós passamos por cima dos nossos egos e conseguimos fazer tudo juntos – “Onde o amor impera, não há desejo de poder; e onde o poder predomina, há falta de amor. Um é a sombra do outro” - Carl Jung.

............

“Minhas Palavras, meu Púlpito”

Facebook.com/profwilliampaixao