O que é a felicidade senão um estado de espírito e nada mais que isso.

Estes dias eu estava assistindo um clipe do Rappa cujo personagem principal era um homem que dizia mais ou menos assim: “A minha felicidade, olha vou falar pra você, vou ser bem franco... É que eu vivo bem, tenho meus filhos e minha esposa que graças a Deus não passam necessidades e agora que eu vou ter mais esse filho então, para mim é mais uma felicidade entendeu? E só”.

No clipe o homem esta indo trabalhar e no caminho foi surpreendido por um carro com quatro elementos que sairam do carro enfurecidos e bem... O resto do clipe eu gostaria que você assistisse para tirar suas próprias conclusões.

Segundo meu amigo Epicuro lá da Grécia, a felicidade pode ser cultivada seguindo três princípios: Cultivar amigos, a liberdade e refletir sobre a vida.

Se a felicidade é um estado de espírito, então por qual motivo buscamos nos encher de coisas e nos refugiamos no que esta fora de nós?

Epicuro não gostava da forma como as pessoas viviam, então ele decidiu aprofundar seus pensamentos na busca por uma forma de vida que fosse mais justa, igualitária e sem exageros...Doce ilusão seria? Chegaram a pensar em utopia, fato é que com a teoria dele muitos se identificaram se retiraram da cidade para morar em lugares mais distantes onde tinham um estilo de vida mais simples, plantavam, colhiam, trocavam seus produtos e mercadorias. Seriam eles os primeiros ripes da história? (risos).

Já dizia o seu Antonio quando queria nos dar aulas de como vender qualquer coisa.

- A propaganda é a alma do negócio!... É ta certo, mas quem será que inventou essa frase?

Fui pesquisar e para minha surpresa a frase esta incompleta, o correto é: A propaganda é a alma do negócio e a sinceridade é o coração que o mantém vivo. De Maxwell Salgado.

Além de moldar a nossa forma de consumo, a propaganda dita as regras e tendências tudo além do necessário. Usam muita a primeira parte da frase e de maneira proposital esqueceram da segunda parte.

Propagandas com supostos amigos, pessoas felizes, confraternizações e sorriso fácil. Por vezes nem precisamos do que esta a venda, o que realmente queremos é ser feliz e para conseguir a sensação de felicidade compramos o produto ou mercadoria. Outras com o tema liberdade são fáceis de perceber em comerciais de bancos, seguros, viagens e o que falar das que refletem sobre a vida? Conseguem distorcer totalmente o conceito e com louvor bate recordes de vendas de carros, casas, bebidas mais caras isto é bens de maior valor agregado.

Penso que é importante analisar o objetivo do consumo. Estou adquirindo algo porque preciso de fato ou porque desejo a felicidade que esta sendo oferecida na propaganda? Qual é a minha real necessidade?

Não tenho nada contra a publicidade, mas bem que eles poderiam ser mais honestos. Já imaginou um outdoor com a seguinte frase: Para acomodar bem a sua família oferecemos esta casa. A felicidade que irá habitar nela é por sua conta.

Juliana Luz
Enviado por Juliana Luz em 12/12/2018
Código do texto: T6525054
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.