Brasil Paralelo - o filme 1964, a Verdade Sufocada

Recentemente foi disponibilizado no youtube o filme documentário "1964, a Verdade Sufocada", que diz respeito a uma das épocas mais conturbadas da sociedade brasileira. O que mais chama atenção é a comoção, pró e contra, que envolve a produção.

Conforme está bem explicado, o filme é independente, tem viés militar e é isso que provoca violentas manifestações de repúdio das lideranças comunistas, mídias sensacionalistas, simpatizantes de esquerda e antipatizantes da direita política.

Não dá para ignorar a complexidade que a discussão levanta. O filme tenta uma pretensa imparcialidade, por isso, a história narrada torna-se praticamente inédita, diferente de tudo o que vem sendo apresentado popularmente e ensinado nas escolas há mais de 20 anos.

Acredito que essa geração nunca viu uma história documentada dessa forma. No máximo ouviram algumas citações, referências e, para os mais curiosos, algumas imagens de época sem, no entanto, ter um enfoque mais profundo. Com a produção é possível ver reportagens, documentos, entrevistas, opiniões políticas, sociólogos, historiadores, testemunhas oculares, filósofos, enfim, farto material, porém, sob um novo ponto de vista.

Sendo comunista ou direitista, aconselho assistir ao filme (está completo e gratuito no youtube), ao menos para ter uma visão diferenciada dos acontecimentos daqueles anos, ditos "de chumbo", apelido impetrado pelos intelectuais de esquerda.

Não é o caso de converter ninguém, mas é válido lançar uma nova luz e elucidar algumas lacunas que, por mais que se esforcem, os comunistas não conseguem preencher.

Afinal, em todo ajuizamento, é necessário que sejam expostos os argumentos tanto da acusação quanto os da defesa.

Em tempo: o subtítulo pertence ao livro do finado Coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, com quem tive o prazer e privilégio de conhecer em vida e trocar algumas palavras. Aliás, um nome que provoca arrepios nos revolucionários desde aquela época, até hoje.

M P Cândido
Enviado por M P Cândido em 05/04/2019
Reeditado em 06/04/2019
Código do texto: T6616499
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.